PMJP encerra qualificações das Unidades de Produção Sociais e das Cozinhas Comunitárias

Por Fátima Sousa - em 1005

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), encerra nesta terça-feira (26), no horário de 13h às 17h, o ciclo de qualificações das mulheres participantes das Unidades de Produção Sociais e das Cozinhas Comunitárias, dentro da proposta de fortalecimento da Economia Solidária.

Em junho, foram realizadas diversas atividades nas cinco cozinhas comunitárias, a exemplo do Curso de Panificação do Projeto Mão na Massa, com as mulheres da Cozinha Comunitária do Bela Vista, e da Requalificação na Unidade Cozinha Escola.

Durante todo o mês, a Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), responsável pelo projeto, também realizou reuniões com as coordenações das Unidades de Inclusão Produtiva, que envolvem as Cozinhas Comunitárias, a Lavanderia Comunitária, Cozinha Escola, Centro de Referência de Inclusão Produtiva e Social Maria de Nazaré (Crispman) a UIPS Vestuário e a Marcenaria Escola.

No dia 28 de julho, será realizada a Feirinha de Empreendimento Solidário, na Cozinha Escola do Jardim Veneza. Antes disso, nos dias 24 e 25 de julho, será ministrada a Oficina de Economia Solidária, dando início ao empreendimento coletivo.

Consumo consciente – O coordenador de Economia Solidária da PMJP, Antônio Amaro, afirma que toda essa luta coletiva objetiva a integração da economia solidária com as Cozinhas Comunitárias. “A ação reunirá todas as mulheres que participaram de cursos e oficinas e que se interessam em dar prosseguimento ao empreendimento solidário coletivo”.

Ele destacou a importância da economia solidária no contexto da crise econômica que o País enfrenta. “O empreendimento coletivo surge como resposta aos momentos de crise. É uma ideia construída desde a segunda Guerra Mundial e que foi absorvida pela academia a partir dos anos 70, com a ideia do consumo consciente dentro da proposta do estudioso brasileiro Paul Singer”, define Amaro.

O coordenador lembra que a proposta foi absorvida pelo Governo Federal, que criou a Secretaria Nacional com status de Ministério dentro do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), projeto que foi abraçado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

No momento, segundo ele, a gestão municipal busca articular uma nova saída na política de economia solidária para as comunidades de periferias. “Tomamos como foco o empoderamento do projeto e empreendimentos formados pelas mulheres destas comunidades”, conta Antônio Amaro.