PMJP entrega certificados de conclusão de cursos para 91 estudantes

Por - em 540

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) entregou 91 certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os recém-formados foram capacitados para atuar nas áreas de almoxarife, operador de áudio, auxiliar administrativo, auxiliar pessoal e atendente de lanchonete.

O prefeito Luciano Agra afirmou que este é apenas o primeiro passo de incentivo para que os concluintes possam galgar novos projetos pessoais e profissionais e exaltou as políticas públicas de qualificação de pessoal que a gestão municipal realiza com o objetivo de proporcionar uma educação continuada. “Os novos tempos exigem uma educação cada vez mais qualitativa e precisamos estimular a capacitação da população. Um trabalho bem feito gera economia e renda para nossa cidade”, disse.

O reitor substituto do IFPB, Paulo de Tarso, reiterou a importância da realização de cursos profissionalizantes como os que foram ofertados por meio do Pronatec. “Temos um volume de necessidades muito grande e poder contribuir para melhorar a qualidade de vida do povo paraibano é muito bom”, confirmou.

A entrega dos certificados aconteceu no auditório do IFPB, em Jaguaribe, na tarde desta quinta-feira (18).

Futuro – Luciano Agra garantiu que a prefeitura de João Pessoa fará a articulação com políticas de trabalho e renda, através do Sine-JP, possibilitando a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Para o mais novo operador de áudio, Luciano Anselmo, esse é apenas um dos primeiros passos rumo ao futuro. “Agora precisamos treinar mais nossas capacidades e habilidades e descobrir novos caminhos, porque esse foi apenas o início de uma longa jornada”, revelou.

Jéssica Barbosa, que concluiu o curso de auxiliar pessoal agradeceu a oportunidade e reconheceu a chance de inclusão social através do trabalho. “Há uma perspectiva agora de inserção no mercado de trabalho e vou correr atrás dos meus sonhos”, completou.

Parceria – O Pronatec é desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e órgãos públicos e privados que ofertam as vagas. A Diretoria da Assistência Social (DAS) é responsável pela interlocução, mobilização, inscrição dos alunos, inserção dos dados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e monitoramento dos cursos.

As aulas começaram em junho deste ano e obedeceram a um cronograma que incluiu módulos de formação geral e profissional.