PMJP entrega certificados para 200 alunos do Projovem Adolescente

Por - em 521

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a cerimônia de entrega de certificados do Projovem Adolescente. O evento aconteceu nesta quinta-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). O programa atende jovens entre 15 a 17 anos em situação de risco social, com prioridade para famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Duzentos jovens do ciclo 2013 do Projovem Adolescente receberam a certificação do curso de Formação Técnica Geral (FTG) para o Mundo do Trabalho. Destes, 12 foram encaminhados ao Programa Jovem Aprendiz, no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), empresa parceira do Programa, que recebe o adolescente para o primeiro emprego.

Patrício Farias, de 17 anos, recebeu o certificado de conclusão do Projovem Adolescente e destacou os conhecimentos adquiridos no curso. “Além de nos preparar para o mundo do trabalho, orientando como preparar um currículo, como nos portar diante de uma entrevista de emprego e como nos direcionar profissionalmente, também são abordados temas sociais como a violência, drogas e gravidez na adolescência, temas que provocam a nossa reflexão.”

Antes da entrega dos certificados houve uma apresentação cultural do coletivo de jovens de Cruz das Armas como resultado das oficinas oferecidas pelo Programa. Em seguida, uma mesa foi composta pelo secretário adjunto da Sedes, Joubert Fonseca; o coordenador do Projovem Adolescente, Lázaro Joaquim; a psicóloga e orientadora Viviane Menezes; os formadores Ezequias Gonçalves e Fernando Dornelas, além de Talita Lins e Rosivaldo Silva, representando os adolescentes.

O coordenador do Programa, Lázaro Joaquim, apresentou os temas abordados junto aos adolescentes. “O Projovem Adolescente trabalha com os jovens no que diz respeito a sua pluralidade, no que diz respeito a sua formação para o mundo de trabalho e também a formação cidadã e o protagonismo juvenil, que trabalham com temáticas transversais que são saúde, meio ambiente, esporte e lazer, cultura, direitos humanos e socioassistenciais, explicou.

O Projovem Adolescente tem por objetivo desenvolver a potencialidades dos jovens e estimular o convívio familiar e participação cidadã. O programa foi implantado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Governo Federal, e desenvolve atividades de qualificação profissional, oficinas de arte, teatro, música, dança e esportes.

O secretário adjunto da Sedes, Joubert Fonseca, destacou a importância do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para o Projovem Adolescente. “É extremamente importante porque o Cras é a porta de entrada da política de assistência e, através dele, a gente consegue não somente atender o jovem como protagonista dos seus direitos, mas também oferecer um acompanhamento com outras perspectivas de inclusão para o jovem e para a família dele.” Concluiu

Ciclo 2014 Estão previstas 1.800 vagas para o ciclo 2014, que serão distribuídas entre as comunidades Alto do Mateus, Mangabeira, Mandacaru, São José, Cruz das Armas, Valentina de Figueiredo, Cristo Redentor, Ilha do Bispo, Padre Zé, Funcionários I, Bessa, Gramame, Rangel, Padre Hildon Bandeira, São Rafael, Penha, Funcionários II e Tito Silva.

As inscrições acontecem do dia 2 a 31 de janeiro e podem ser feitas nos Cras das comunidades e também na coordenação do Projovem Adolescente, que fica na rua Engenheiro Arcoverde, 250, Jaguaribe.  O candidato deve apresentar cópias do seu RG, RG do responsável, cartão do Bolsa Família e declaração da escola onde está matriculado.