PMJP faz avaliação nutricional de crianças usuárias das cozinhas comunitárias

Por - em 293

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (17), um ciclo de avaliação e monitoramento nutricional das crianças usuárias das Unidades das Cozinhas Comunitárias.

A ação começou pela cozinha do Timbó, com a pesagem e medição da altura de 43 crianças na faixa etária de 06 a 14 anos de idade. Nesta terça-feira (18), no horário de 9h às 12h, a avaliação será realizada na cozinha da Comunidade Bela Vista (Cristo Redentor).

Segundo Lúcia Silva, diretora de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), responsável pelo trabalho, o objetivo da ação é avaliar e monitorar o estado nutricional das crianças para contribuir com o a sua melhoria. A avaliação será realizada no período de junho a novembro deste ano.

Lúcia informou que a Secretaria de Saúde disponibilizou o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Sisvan), que consiste em um processo de transformação de dados em informações, as quais, posteriormente, serão usas para tomada de decisão, formulação ou reorientação de políticas públicas.

“A informação gerada pelo Sisvan constituirá um poderoso instrumento para auxiliar no controle social, pois fornece o diagnóstico da situação de saúde e nutrição de grupos populacionais específicos ou da população em geral”, explicou a diretora.

Para ela, com base nas informações será possível verificar a extensão e o efetivo impacto das políticas públicas. O trabalho será estendido nas Cozinhas Comunitárias do Gervásio Maia, Bairro dos Novaes e Conjunto Taipa.

Sisvan – A metodologia desenvolvida pelo Sisvan para o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional, segundo Lúcia Silva, é o levantamento de dados com base na identificação do beneficiário e nas medidas antropométricas, que consiste na avaliação do peso, da altura e de outras medidas do corpo humano.

A avaliação na Unidade do Timbó foi realizada sob a orientação da nutricionista Amanda Virgínea de Lemos Madeiro e da coordenadora, Ana Luíza, com a colaboração de estagiários de Nutrição do Programa Saúde da Família (PSF). O trabalho envolveu a pesagem, medição e a aplicação de um questionário contendo os dados pessoais da criança e informações sobre o consumo alimentar durante sete dias.