PMJP implanta programa de Telessaúde nesta 6ª

Por - em 565

Utilizar as tecnologias da informação e comunicação para atividades à distância relacionadas à saúde, como apoio diagnóstico e terapêutico. Este é um dos principais benefícios do Telessaúde Redes da Região Metropolitana de João Pessoa (Telessaúde Redes JP), que será implantado nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, durante cerimônia no Auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Programa Telessaúde Brasil Redes atua como ação nacional que busca usar o telessaúde para melhorar a qualidade do atendimento na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto objetiva fortalecer a Atenção Básica à Saúde destes municípios através da implantação de 102 pontos de conexão em unidades de saúde, nos quais os profissionais terão acesso aos serviços. São 80 pontos em João Pessoa, 16 em Santa Rita e 6 em Alhandra.

“São utilizados recursos como internet, redes de voz e vídeo para quebrar as barreiras geográficas, temporais, sociais e culturais para promover a inclusão digital e informatização das Unidades de Saúde, aumentar a resolubilidade das Equipes de Saúde da Família, reduzindo o número de encaminhamentos desnecessários e melhorando a qualidade da assistência e promover o uso mais eficiente de recursos estratégicos, gerando redução de custos”, destacou Alexandre Medeitos, coordenador de desenvolvimento institucional e um dos responsáveis pela implantação do projeto pela SMS João Pessoa.

Serviços – Serão oferecidos aos profissionais de saúde da rede de municípios participantes diversos serviços como o Segunda Opinião Formativa, Teleconsultoria e o Tele-Educação.

Segunda Opinião Formativa (SOF) – Resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, nas melhores evidências científicas e clínicas e no papel ordenador da atenção básica à saúde disponibilizada em até 72 horas após solicitação.

Teleconsultoria – Consulta registrada e realizada entre trabalhadores, gestores ou apoiadores da área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação (geralmente por chat, web ou videoconferência) com o objetivo de destacar os temas prioritários do Ministério da Saúde e também com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

Tele-Educação – Conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação visando o fortalecimento da Educação Permanente em saúde.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Alhandra, Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB) e UFPB.