PMJP implanta programa MenteInovadora em primeiro Crei da Capital

Por - em 470

Alexandre QuintasMente inovadora1

Uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com a Empresa Mind Lab Brasil implantou na manhã desta terça-feira (19), em forma de caráter experimental, o Programa MenteInovadora no Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Maria do Socorro Rodrigues, no bairro Colinas do Sul II.

O programa, que já é trabalhado em 11 escolas da rede municipal de ensino, tem o objetivo de trabalhar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio emocionais como habilidades sociais, éticas e emocionais dos alunos.

A implantação do programa contou com a presença da primeira dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, que se emocionou com a ação. “Aqui a gente percebe a oportunidade que essas crianças estão tendo. É a transformação pela educação que envolve uma equipe técnica preparada. E uma coisa fundamental que podemos perceber é a participação das famílias. É emocionante ver tudo isso. Quem dera se nossa geração tivesse tido todo esse incentivo”, disse Maísa Cartaxo.

O MenteInovadora faz parte de um currículo pedagógico que se insere na escola através de uma aula semanal de 50 minutos e que vai levar o programa através de três pilares, que são o uso de jogos de raciocínio com intencionalidade, os métodos metacognitivos e o professor mediador.

“É algo extraordinário que estamos oferecendo a partir de hoje para essas crianças. E temos a certeza que aqui estamos plantando sementes para colhermos bons frutos no futuro. São esses resultados que precisamos. Nós não nos preocupamos apenas com equipamentos e estruturas, mas principalmente com o desenvolvimento de nossas crianças”, garantiu a secretária da Sedec, Edilma Ferreira Costa.

O programa foi implantado no Crei pelo diretor executivo do Programa MenteInovadora da Empresa Mind Lab Brasil, Emílio Murano. Ele explicou que os professores passaram por um treinamento com 24 horas de capacitação. Mensalmente será feito um acompanhamento sobre o que foi dado como atividade e o que será dado nos próximos 30 dias.

“Nós queremos preparar essa criança desde a sua formação para que ele se torne um adulto autônomo e integro. Eu saio daqui extremamente satisfeito em ver a que a secretaria conseguiu reunir a peça mais importante de tudo isso que são os pais e as mães”, disse com satisfação o diretor executivo da Mind Lab Brasil.

Satisfação também para a mãe de Cinthia Vitória de Lima Silva, 6 anos, Rejane Freire de Lima Silva. “Nós tivemos o privilégio de termos a primeira creche construída pelo prefeito Luciano Cartaxo. E agora nossos filhos também estão sendo os primeiros a serem contemplados com esse programa nas creches. Nós mães e nossos filhos só temos que agradecer”, disse ela.