PMJP inaugura Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel nesta terça
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugura nesta terça-feira (15) o Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel, setor que será responsável pelo direcionamento e orientação de estágios e residências na instituição. A solenidade de inauguração acontecerá a partir das 10h no próprio hospital, onde o prefeito Luciano Cartaxo receberá a imprensa para um café da manhã.
“Nossa gestão tem investido muito na saúde, mas com a consciência de que para melhorar o serviço de assistência à população não basta investir em grandes obras, mas também nos profissionais”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Com esta parceria estamos garantindo a formação continuada de nossos estudantes da área de saúde, o que vai resultar em profissionais mais qualificados e preparados para cuidar de nossa população”, afirmou.
Com um investimento de 190 mil, o Centro de Estudos Professor Afonso Pereira da Silva é resultado de uma parceria firmada com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O novo espaço vai receber acadêmicos de instituições públicas e privadas com ensino superior e técnico em saúde e tem o objetivo de promover a educação, ensino e pesquisa na área, com foco na melhoria da assistência ao paciente, e no atendimento de qualidade.
Para o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, o convênio com o Unipê é de grande importância para desenvolver o campo prático dos estudantes dos cursos de saúde. “O Santa Isabel é um hospital de referência na nossa rede municipal e a parceria só mostra que temos todas as condições de receber os estagiários e residentes para o aperfeiçoamento profissional e melhor atendimento aos usuários do serviço”, afirmou.
O local conta com salas de aula, repouso feminino e masculino, recepção, sala de coordenação, sala de leitura e atenderá diariamente a estudantes, residentes e preceptores. O centro também propiciará aos usuários o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino, estímulo à produção científica, participação nas atividades do planejamento e execução científica da Residência Médica, assim como o cumprimento das normas de estágio pactuada com a Gerência de Educação em Saúde da SMS.
A diretora do Hospital Santa Isabel, Aleuda Nágila, afirma que a parceria trará um grande retorno para a sociedade, pois vai garantir a formação de profissionais de saúde melhor preparados para a rotina de trabalho. “Estaremos oferecendo um campo de prática que vai ampliar a vivência dos estudantes. Com esta prática vamos poder contar com profissionais mais experientes e humanos quando estiverem atuando no mercado de trabalho”, declarou.