PMJP inaugura Centro de Línguas para estudantes e profissionais de turismo

Por - em 4511

O prefeito Luciano Cartaxo inaugurou, nesta segunda-feira (27), o Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) do município de João Pessoa. O local oferece a oportunidade para 600 alunos da rede municipal de ensino de aprender uma língua estrangeira, além de garantir vagas específicas para profissionais da área do turismo. O evento aconteceu no anexo do Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), onde funcionarão os cursos.

“Vamos dar oportunidade para que nossos estudantes se aprofundem em uma língua estrangeira e se prepararem para o mercado de trabalho e para o mundo”, destacou Luciano. Na ocasião, o prefeito assegurou a concessão do passe livre para os estudantes do Centro. “Queremos oferecer todas as condições para que os estudantes aproveitem esta oportunidade. Estes alunos vão ganhar a passagem para ir à escola e também para vir às aulas de inglês ou espanhol”, lembrou.

Para o secretário municipal da Educação e Cultura, Luís Júnior, todo o planejamento foi realizado para a execução deste projeto. “Nós sabemos onde queremos chegar e agora entregamos este Centro, que é um marco na história de João Pessoa. Estamos oferecendo salas estruturadas e apropriadas para o aprendizado de uma nova língua e, em três anos, teremos o maior centro de línguas da Capital”, garantiu.

A estudante Lídia Moura agradeceu a atenção da PMJP em oferecer atividades que vão além do que se aprende em sala de aula. “Com este curso, a Prefeitura nos garante o direito a mais conhecimento. Tenho certeza que com o aprendizado de outra língua vamos poder garantir mais oportunidades de emprego mais tarde”, reconheceu.

Turismo – A cadeia produtiva do turismo na Capital também ganha destaque no investimento. Para os profissionais da área, foram disponibilizadas 100 vagas. “Nossos profissionais precisam estar cada vez mais qualificados para receber os turistas e esse curso também vai também essa preparação. João Pessoa precisa estar pronta para receber toda a demanda que vai surgir com a Copa do Mundo”, ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo.

O presidente da Cooperativa de Profissionais do Turismo e Lazer, Paulo Menezes, aprovou a iniciativa. “A qualificação é essencial e, com ela, nos profissionais poderão apresentar as belezas da nossa cidade na língua do visitante”, declarou. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcos Mozzini, também esteve presente. “Este é um momento importante para o Trade Turístico. Nós precisamos dessa colaboração e ela chega em um ótimo momento”, avaliou.

A solenidade ainda foi prestigiada pelo deputado estadual João Gonçalves e pelos vereadores Marco Antônio, Santino, Raoni Mendes, Benilton Lucena, Dinho Dowsley e Djanilson Fonseca.

Os cursos – Inicialmente, os cursos estarão disponíveis para os alunos do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação de João Pessoa e profissionais liberais (taxistas, profissionais que atuam na área de hotelaria e no trade turístico). As aulas serão divididas em seis módulos, sendo um semestre de aulas para cada módulo.

No total, o Centro vai disponibilizar 700 vagas, sendo 600 delas para alunos da rede municipal e 100 para profissionais do trade turístico. A expectativa da Secretaria Municipal da Educação, no entanto, é que o número de vagas quase triplique em três anos, passando a tende mais de 1.900 alunos.

O Celest vai abrir 10 turmas de espanhol e 14 de inglês, que funcionarão simultaneamente em quatro salas do Cecapro Anexo. Duas das salas serão destinadas às aulas de inglês e duas às de espanhol. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, das 14h às 17h e das 18h30 às 21h30.

Metodologia – Nas aulas, os professores irão utilizar livros, textos, música, CD-ROM, DVDs, jogos em sala de aula, dentre outros recursos. Os alunos irão aprender a escrita, leitura, audição e conversação. Os conteúdos serão trabalhados e ministrados através de aulas expositivas, pesquisas, diálogos, leituras, debates e reflexões a partir da contextualização do material didático elaborado, levando-se em consideração diversos temas, a exemplo da cultura e da sociedade.

Educadores – Os educadores do Celest serão estudantes dos cursos de graduação (licenciatura), ou pós-graduação, em língua inglesa e espanhola de instituições públicas de nível superior ou escolas de cursos de línguas com experiência no ensino de língua estrangeira.

Inscrições – As inscrições para o curso podem ser feitas no anexo do Cecapro, localizado no cruzamento das avenidas Beira Rio e Rui Barbosa, no bairro da Torre. Os estudantes, no entanto, podem efetuar a matrícula em sua própria escola. O procedimento foi aberto nesta segunda-feira (26).