PMJP inicia pavimentação da Av. Mato Grosso e garante alternativa de tráfego à Epitácio
Mais uma obra de mobilidade urbana para distribuição do fluxo de veículos na Avenida Epitácio Pessoa foi iniciada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito Luciano Cartaxo assinou a ordem de serviço para as obras de pavimentação asfáltica da Avenida Mato Grosso do Sul e da Rua Orestes Lisboa, que juntas vão complementar o sistema de tráfego do novo binário do Bairro dos Estados. As vias ainda receberão nova iluminação e sinalização de trânsito.
“A ideia é que, com a estruturação dessa avenida possamos melhorar a mobilidade na Avenida Epitácio Pessoa, fazendo com que o tráfego flua com mais agilidade”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Queremos que o motorista tenha mais essa alternativa, ampliando o número de vias de acesso entre a BR-230 e o Centro”, complementou.
As obras de pavimentação asfáltica irão contemplar toda a Avenida Mato Grosso e a Rua Orestes Lisboa, que juntas somam 2,2 mil metros de extensão. O trecho formado pelas duas vias começa na altura do Lar da Providência, seguindo até a BR-230, ao lado do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
“Iniciamos a fase de preparação, que consiste na retirada das rampas que dão acesso às garagens e o início do nivelamento da via. Logo em seguida poderemos começar as obras das pistas de rolamento”, explicou o secretário municipal da Infraestrutura, Cássio Andrade. De acordo com ele, o serviço está orçado em R$ 600 mil.
Além da pavimentação, a avenida vai receber nova sinalização de trânsito, horizontal e vertical, e nova iluminação, dentro do padrão instituído pela PMJP, com lâmpadas de vapor metálico, de luminosidade branca. Outra ação complementar à obra foi a capinação realizada pela Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), que abrangeu todo o Bairro dos Estados.
Trânsito – No que se refere ao tráfego, a Avenida Mato Grosso funcionará inicialmente como uma via de mão dupla. A intenção é promover uma ligação entre a BR-230 e o Centro da cidade. “O condutor pode seguir pela Av. Mato Grosso e, logo depois, na altura do binário, continuar o percurso pela Av. Rio Grande do Sul”, explicou o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Roberto Pinto.
Binário – A obra do binário do Bairro dos Estados consistiu na estruturação das avenidas Rio Grande do Sul e São Paulo, paralelas a Epitácio Pessoa, seguida pela reorganização do tráfego de veículos. As duas vias receberam recapeamento asfáltico e passaram a funcionar de forma complementar no sistema de trânsito, sendo a Rio Grande do Sul no sentido Praia – Centro, e a São Paulo no sentido Centro – Praia.
Outra ação que tem promovido maior fluidez na via principal foi a implementação de faixas exclusivas para a circulação de ônibus urbanos.