PMJP inicia remoção de 41 famílias de área de risco no Timbó

Por - em 531

A Coordenadoria de Defesa Civil de João Pessoa realiza a partir das 8h desta quinta-feira, a remoção de 41 famílias do Timbó, nos Bancários, que tiveram as casas condenadas pelo órgão por apresentar risco de desabamento. Desde a tarde de ontem, as equipes da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) realizaram o cadastramento das famílias para garantir o auxílio-aluguel.

Para dar suporte à mudança das famílias, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai disponibilizar quatro caminhões e 15 agentes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para viabilizar todo o transporte dos bens dos moradores. De forma quase paralela, mais 15 agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fará a demolição das casas construídas em área imprópria e que estão com condições precárias, conforme explicou o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.

A comunidade do Timbó está passando por intervenções desde o segundo semestre de 2012, com obras de saneamento, pavimentação, drenagem e contenção de barreiras e devido à evolução das obras várias casas precisam ser retiradas e outras apresentavam comprometimento da estrutura física, segundo Noé Estrela. “A remoção é para tornar segura a obra e preservar a integridade de todos os moradores que residem nas proximidades da barreira”, disse. A previsão é de que as moradias que estão em fase de execução sejam entregues em aproximadamente 40 dias.

Ocorrências – Na manhã desta quarta-feira (12), a Defesa Civil registrou duas ocorrências: uma na comunidade Frei Damião, no Valentina, devido a alagamento, e a outra, na Citex, no Geisel. Nas duas, a Defesa Civil interditou uma casa em cada, devido ao risco de desabamento.

Cuidados – Noé Estrela fez o apelo, em especial à população que mora nas 31 áreas de risco, para que diante de chuva intensa em caso de alagamentos se desligue a energia elétrica, devido ao risco de choque; observe se há rachaduras ou fissuras nas paredes; e em caso de proximidade de barreiras ao primeiro sinal de deslizamento que os moradores se retirem e acionem a Defesa Civil pela Linha Direta 0800 285 9020, que funciona 24 horas em regime de plantão.