PMJP investe em projetos e na infraestrutura das escolas melhorando ensino
A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa comemorou o Dia do Estudante, celebrado nesta segunda-feira (11), com atividades em algumas unidades de ensino. Atualmente, a Prefeitura tem 60 mil alunos matriculados nas 95 escolas da rede municipal de ensino e nos 73 Centro de Referência de Educação Infantil (Crei). Para manter um elevado nível de ensino, a Sedec investe na formação de professores, estrutura física das escolas e em projetos nas áreas de conhecimento, inclusão, cultura e esporte.
“A Prefeitura está expandindo a rede de ensino, onde já entregamos duas creches novas, vamos entregar mais 10 até o final do ano, e já iniciamos a construção de mais seis escolas. Também investimos na formação dos professores, gestores e demais profissionais da educação para que possam levar um melhor conhecimento para eles. Em relação à estrutura física, climatizamos as salas de aula, compramos carteiras e cadeiras novas”, afirmou o secretário de Educação, Luiz de Sousa Junior.
O Dia do Estudante, na Escola Aruanda, localizada no bairro dos Bancários, foi comemorado pelos professores com atividades em sala de aula como caça palavras, interpretação de textos e cruzadinha. “Procuramos trabalhar com os alunos o respeito, o amor, a dedicação, conceitos que ajudam muito na relação entre aluno e professor”, afirmou a professora polivalente Maria de Fátima Ramalho.
Para a diretora Abigail Sá Braga, a data serve também como momento de reflexão e não só de comemoração “Vejo da data muito mais que uma festividade. Eles têm que entender que estão na escola para aprender, ter conhecimento e cidadania. Muito mais do que qualquer outro tipo de homenagem, a principal ação que temos a fazer é essa reflexão”, ressaltou.
Esse tipo de reflexão traz confiança para a dona de casa Sandra Santos Sá, mãe do estudante Carlos Fernando de lima Sá, de 11 anos. “Meu filho estuda na Aruanda há quatro anos e a escola oferece uma estrutura excelente. Quando entrou na unidade de ensino, ele teve um desenvolvimento muito maior. E dou todo o mérito à equipe de professores e demais profissionais da educação que procuram se integrar com as famílias”, afirmou a mãe de Carlos.
Na Índio Piragibe, em Mangabeira, o Dia do Estudante foi lembrando com uma mostra de filmes, já que a escola recebeu o projeto cultural “Salas de Cinema Cine Popular” (Cineco – O cinema ecológico).
Projetos – Programas e projetos como Mais Educação, Educação de Jovens e Adultos, Brasil Alfabetizado, Saúde do Escolar, Ginástica Rítmica e Artística, Cordel e Bandas Marciais também contribuem para o aprendizado dos estudantes.
A Robótica Educacional é um bom exemplo da evolução do ensino na rede municipal. O projeto está inserido nas 95 escolas da rede e já vem dando frutos. A equipe Apolo, da Escola Municipal Apolônio Sales, representou a Paraíba na RoboCup 2014 e foi campeão mundial na categoria Super Team.
Rayana Sobral da Silva, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Radegundis Feitosa, no bairro José Américo, estuda pela manhã e no turno da tarde desenvolve outras atividades, já que se trata de uma escola de tempo integral. “Como participo do projeto Mais Educação, eu gosto de jogar futebol, artes, grafitagem e hip hop”.
As irmãs Emerly e Emely Gomes, alunas da Escola Municipal Celso Furtado, vêm ganhando destaque através do xadrez escolar. Elas são campeãs dos Jogos Escolares Regional da grande João Pessoa. “São alunas dedicadas, esforças e educadas. Elas disputam com escolas de rede pública e privada. Elas são exemplos de estudantes que demonstram empenho e desempenho”, disse o professor de xadrez, Francisco Cavalcanti.
A música está presente nas 95 escolas da rede municipal, com as bandas marciais. E por meio do Mais Educação, os alunos também têm aulas de violão, instrumentos de sopro e percussão. Além dos músicos, as bandas marciais são compostas por linha de frente como mor, baliza, corpo coreográfico, porta estandarte e porta bandeira.
Os alunos da rede municipal também têm a oportunidade de aprender uma segunda língua de forma gratuita. O Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) oferece aulas de inglês, espanhol e francês. São 45 turmas que atendem a 1.200 estudantes.
Saúde do Escolar – Para proporcionar um melhor aprendizado para os alunos que possuam problemas de visão, a Sedec entregou 2.500 óculos de grau. Durante o segundo semestre de 2013, foram realizadas nas escolas 11.520 mil consultas de oftalmologia e 8 mil de otorrinolaringologia e fonoaudiologia.
Transporte – Para dar total garantia no acesso das crianças e adolescentes à educação, o prefeito Luciano Cartaxo implantou o Passe Livre, beneficiando 13 mil alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa, que estão cadastrados na Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP). As passagens são gratuitas para os estudantes.
Para que alunos com deficiência pudessem ter acesso à escola com melhores condições de locomoção, a PMJP comprou 12 ônibus escolares adaptados, que possuem plataforma de elevação e espaços reservados para cadeirantes. Os estudantes são pegos na porta de casa, levados para a escola e depois das aulas, deixados de volta em casa com conforto e segurança.
Ginástica Rítmica – A ação, que faz parte do programa ‘Abraçando o Esporte’, vem revelando atletas. Como é o caso das estudantes Maria Clara Macena, Israela Filgueira, Steffane Xavier, Ana Carla da Silva e Shirley da Silva. Recentemente, elas foram medalhistas em cinco modalidades na VIII Copa CEI, que ocorreu em Natal (RN). Flexibilidade, resistência, força e impulsão são alguns dos exercícios desenvolvidos.