PMJP monta estrutura de serviços para garantir comodidade aos pessoenses e turistas

Por - em 521

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) montou uma grande estrutura de serviços para atender às pessoas que vão conferir o show da virada na Orla da Capital, nesta quarta-feira (31). Ao todo, 837 pessoas foram escaladas para garantir acessibilidade e comodidade a pessoenses e turistas. Um palco de 200 metros quadrados foi montado no Busto de Tamandaré para a festa, que terá início às 22h. A principal atração será o cantor e compositor Nando Reis.

A ação planejada pela PMJP vai contar com estrutura e pessoal da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra).

O show pirotécnico, previsto para a meia-noite, terá duração aproximada de 10 minutos. Os fogos serão disparados de uma balsa localizada no mar, a 350 metros de distância da costa. Além do palco de 200 metros quadrados montado no Busto, haverá uma tenda com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. Um painel de LED será instalado na área frontal ao palco. A estrutura também prevê a instalação de 150 banheiros químicos e mais 15 adaptados.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, explicou que a preocupação da PMJP é trabalhar para que as pessoas aproveitem o Réveillon em clima de paz. “É uma festa de congraçamento, da esperança nutrida pelas pessoas em um futuro melhor”, disse o gestor, lembrando que a Prefeitura está empenhada na realização da festa, sem esquecer princípios básicos como acessibilidade, sustentabilidade e assistência à população.

Preparativos – A festa tem início no dia 31, mas o trabalho da Prefeitura de João Pessoa começou bem antes, com o disciplinamento das tendas e do comércio ambulante. Ao todo, foi autorizada a instalação de 250 tendas, sem a cobrança de qualquer taxa. Os 200 comerciantes cadastrados pela Sedurb terão que obedecer algumas regras. Uma delas o ordenamento ao longo das avenidas Epitácio Pessoa, Almirante Tamandaré e Cabo Branco.

A Sedurb também vai instalar cinco postos de acesso à festa, onde vão efetuar a troca dos vasilhames de vidro levados pela população por garrafas de plástico. “Tudo para garantir a segurança das pessoas”, explicou o titular da pasta, Hildevânio Macedo. Ele acrescentou que a preocupação da Prefeitura de João Pessoa, desde a fase de preparação, foi garantir a democratização na ocupação dos espaços na orla.

Trânsito e transporte – A Semob vai colocar 100 homens para atuar no ordenamento do trânsito e já determinou que as empresas de transporte coletivo disponibilizem ônibus extras para garantir a mobilidade. A meta, segundo o superintendente do órgão, Roberto Pinto, é que o maior número de pessoas possível deixe os veículos em casa e use os transportes coletivos. Para isso, a bilheteria do Terminal de Integração, excepcionalmente, continuará funcionando após a meia-noite.

Meio Ambiente – A Semam vai atuar para proibir os paredões de som (som automotivo) estacionados nas imediações da festa. Oito equipes da pasta estarão em campo para coibir crimes ambientais. E elas terão o reforço de mais quatro equipes que estarão de plantão na Secretaria de Meio Ambiente. Eles vão contar com o apoio da Guarda Municipal durante a realização do trabalho de fiscalização.

Guarda Municipal e Samu – A Guarda Municipal vai disponibilizar 100 homens para atuação durante a festa. Eles terão como ponto de apoio a Subprefeitura de Tambaú. Já o Samu vai disponibilizar quatro ambulâncias para o atendimento à população, sendo uma delas UTI Móvel. Vai ser instalado também um posto médico avançado por trás do palco. A equipe, formada por 24 profissionais, contará ainda com seis motos e um veículo administrativo.

Limpeza – A Emlur escalou uma equipe com 181 agentes de limpeza, que vão fazer um trabalho anterior à festa e após o seu término. Ao todo, cinco carros de coleta vão participar do trabalho de recolhimento do lixo no primeiro dia do ano.