PMJP oferece variados serviços para incentivar hábitos saudáveis à população
Com o objetivo de proporcionar o bem estar da população, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferece vários serviços para quem pretende ter uma vida saudável. Os benefícios vão desde as refeições balanceadas servidas nas creches e nas escolas para as crianças e adolescentes, passando pela alimentação dos adultos nos restaurantes populares até a prática de atividades físicas como as academias da saúde e aulas de aeróbica nas praças.
Um dos projetos mais inovadores da atual gestão são as academias de saúde. Atualmente, a população de João Pessoa conta com três unidades funcionando nos bairros Ernesto Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, sendo um espaço que agrega a estrutura necessária para o desenvolvimento de diversas modalidades.
As atividades são planejadas e orientadas por profissionais, e atendem pessoas de todas as idades. “O trabalho dos profissionais das academias da saúde acontecem de forma integrada com as Unidades de Saúde da Família do bairro. Dessa forma, procuramos cuidar integralmente da saúde da população”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta da Saúde.
Para utilizar o serviço, basta procurar a unidade e se cadastrar. Uma das pessoas que aderiu ao projeto é a professora Maria de Fátima, que frequenta a academia no Geisel desde a inauguração, há dois anos. “Procuro vir à academia pelo menos duas vezes por semana e o que mais gosto é a aula de aeróbica, porque além de cuidar do meu corpo, ainda posso cuidar da mente”, disse.
No local, o usuário pode fazer aulas de ginástica, dança, capoeira, pilates, Tai chi chuan, além de atividade física adaptada para pessoa com deficiência e para o idoso. Também é oferecida orientação nutricional e postural.
A estrutura conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas. O equipamento funciona das 5h30 às 10h e das 15h às 19h30.
Outra opção para os pessoenses são as academias nas praças, projeto da Sejer, que conta com variados equipamentos ao ar livre em 25 praças da Capital, em bairros como Bancários, Bessa, Cruz das Armas, entre outros.
João Pessoa Vida Saudável – Complementando as atividades das academias da saúde, a população também conta com o projeto João Pessoa Vida Saudável. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as Secretarias de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e de Educação e Cultura (Sedec). As atividades acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, em 21 espaços nas principais praças e avenidas.
A equipe do projeto é composta por educadores físicos. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas e rodas de diálogos. As atividades, que são abertas ao público de todas as faixas etárias, auxiliam na adoção de hábitos saudáveis, a redução do índice de sedentarismo e, com isso, a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares e um melhor controle da hipertensão arterial, obesidade e diabetes.
Cuidados com o peso – A Secretaria Municipal de Saúde possui uma linha de cuidado especializado para adultos e crianças que estão acima do peso. Os usuários são atendidos pela rede pública por demanda espontânea ou por encaminhamento do médico da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.
Os atendimentos especializados são realizados por nutricionistas da rede que atendem nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo, de Mangabeira e de Jaguaribe, além da Unidade de Saúde das Praias e na Unidade Básica de Saúde de Mandacaru. Várias USF da Capital disponibilizam, também, grupos de hábitos saudáveis, que incentivam, entre outras coisas, uma alimentação balanceada e prática de atividades físicas.
Alimentação – Mas a alimentação saudável deve começar desde a infância. Por isso, a PMJP oferece às crianças e adolescentes da rede municipal de Educação uma alimentação equilibrada respeitando a regionalidade, ofertando frutas, verduras e legumes, evitando frituras nas preparações.
Atualmente são oferecidas nos Centro de Referencia do Ensino Infantil (Creis) cinco refeições – desjejum, lanche manhã, almoço, lanche tarde e jantar. Nas escolas de meio período é oferecido um lanche por tuno (manhã, tarde ou noite) e nas escolas de tempo integral são ofertadas três refeições, sendo um lanche na manhã, um almoço e um lanche da tarde.
Os cardápios são apresentados por faixa etária e possuem a informação nutricional ofertada na semana. Além disso, as unidades de ensino são orientadas a só realizarem alterações no cardápio sob a recomendação do nutricionista do setor de alimentação escolar. Carne, frango, peixe, fígado e soja estão entre as opções de almoço. As frutas estão presentes toda semana, seja no lanche ou na sobremesa do almoço, e as saladas (cruas ou cozidas) também são oferecidas diariamente, a fim de estimular os hábitos saudáveis dos alunos.
De acordo com Ana Paula Leal, nutricionista responsável pela alimentação escolar do município, a alimentação equilibrada é responsável pelo bom desenvolvimento e rendimento escolar, e educa para manter hábitos saudáveis. “O fator mais importante está em criar hábitos saudáveis, além de diversificar o paladar, ofertar um aporte nutricional adequado, que atenda parte das necessidades nutricionais diárias. Hábitos saudáveis são responsáveis pelo bom desenvolvimento e rendimento escolar dos alunos”, comenta.
A nutricionista ressalta também que “crianças mais novas que iniciam uma alimentação saudável tendem a crescer com os mesmos hábitos, evitando assim a obesidade. A alimentação escolar é um ótimo caminho para esse início”.
Restaurantes populares – Nos restaurantes populares da Capital, as pessoas têm acesso à alimentação saudável por apenas R$ 1,00. O cardápio é variado e supervisionado por nutricionistas, com diferentes opções a cada dia da semana, com frutas e verduras de qualidade, provenientes da agricultura familiar.
Além dos restaurantes populares no Parque da Lagoa e no bairro de Mangabeira, a população também conta com cinco cozinhas comunitárias localizadas nos bairros do Cristo, Novais e Gervásio Maia, além das comunidades do Taipa e Timbó. As cozinhas têm um projeto de segurança alimentar, que, além da alimentação, inclui palestras sobre hábitos saudáveis.