SMS participa de evento sobre saúde da criança e aleitamento materno

Por - em 465

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da coordenação da área técnica da saúde da criança e adolescente e nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa do IX Encontro Nacional de Coordenações de Saúde da Criança dos Estados, Capitais e Distrito Federal.

O evento que acontece em Salvador até sexta-feira (21), é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS), do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) /Fiocruz.

O Encontro tem como objetivo estabelecer e implementar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) a partir da construção conjunta de estados, municípios e Governo Federal, conta com a presença de coordenadores e representantes das ações de saúde da criança e aleitamento materno das secretariais estaduais e municipais de saúde das capitais, além de especialistas, técnicos e consultores de saúde da criança ligados ao Ministério da Saúde (MS).

Edgar Tito Neto, coordenador da área de Saúde da Criança e Adolescente da SMS, destacou a importância em participar desse planejamento que elabora de ações voltadas para a saúde da criança do país. “Através das boas práticas da saúde da criança, com estimulo ao aleitamento materno, e tendo como referencia a maternidade Cândida Vargas, contribuímos para construção da política exemplificando nossa forma de trabalhar, trazendo também exemplos que possam agregar aos trabalhos que já desenvolvemos”, destacou o coordenador.

Dentro da programação para construção da política nacional de atenção a saúde da criança, há o destaque para atenção humanizada ao parto e ao recém nascido, aleitamento materno, doenças crônicas, prevenção de violência e estimulo a cultura de paz, criança em situação de vulnerabilidade, implantação do Nutrisus, com suplementação de micronutrientes em saches nas creches do programa de saúde nas escolas.

O Documento final da Política deverá ser submetido à Comissão Intergestores Tripartite (CIT) ainda no primeiro semestre de 2014.