PMJP promove Caminhada Vida Ativa e desperta consciência do respeito ao idoso

Por - em 650

Proporcionar uma reflexão sobre os principais problemas enfrentados pelas pessoas idosas e de que forma eles podem ser minimizados. Este é um dos objetivos da “7ª Caminhada Vida Ativa”, que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), promove no próximo sábado (1º). A coordenação é do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi) e a expectativa é que cerca de 1,5 mil idosos e idosas participem do evento.

A concentração para a caminhada ocorre a partir das 6h, no Busto de Tamandaré, de onde os idosos seguirão, via orla, até a área verde do Hotel Tambaú. No local será servido um café da manhã com muitas frutas, mostrando a importância de uma alimentação saudável. O evento é alusivo ao Dia Municipal da Pessoa Idosa, comemorado no dia 26 de outubro.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, a caminhada se tornou uma tradição na cidade e hoje se reveste de um enorme simbolismo. “No Oriente, e em muitos países do mundo os idosos são tratados com imenso respeito pelos mais jovens e pela sociedade em geral. Essa cultura precisa ser disseminada por aqui, pois não são raras as denúncias que chegam ao Ministério Público relatando maus tratos e exploração de idosos, muitas vezes no âmbito das próprias famílias ou mesmo em instituições. Esta caminhada tem toda essa carga simbólica e será mais uma forma de dizermos que o idoso merece respeito e que estamos frontalmente posicionados pela punição severa aos que cometem crimes contra eles”, destacou o secretário.

Durante a caminhada, profissionais da área educação física estarão orientando sobre cuidados com a saúde e a necessidade da prática de exercícios fiscos adequados para a idade. Na ocasião, vários profissionais da área de saúde estarão disponíveis, aferindo pressão arterial e dando orientações aos caminhantes.

Segundo a coordenadora do Papi, Nilsonete Gonçalves Lucena, a Caminhada faz parte do calendário temático do Programa há sete anos, como uma das atividades que priorizam o bem estar físico, a integração dos grupos e com a sociedade. “Dessa forma, tentamos também sensibilizar aqueles que não praticam nenhuma atividade física, buscando despertar neles o interesse pelos exercícios, além de encaminhá-los para os serviços disponíveis na rede municipal”.

O Programa – Cerca de 2.700 idosos são atendidos pela Sedes, através do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi). Eles estão organizados em 50 grupos de convivência, distribuídos por vários bairros da Capital paraibana.

Qualquer pessoa, a partir dos 60 anos, pode participar do Programa, que centraliza suas perspectivas no respeito e no resgate da memória da cidadania e do bem estar social do idoso, como sujeito de direitos, buscando a melhoria na qualidade de vida.

No Papi, os idosos praticam atividades físicas, recebem acompanhamento psicológico e social, tiram dúvidas e têm orientação sobre seus direitos.

O programa também atua acompanhando a averiguação de denúncias de maus tratos, negligência e exploração financeira de idosos, bem como, na prevenção, através de grupos dos Grupos de Convivência, e na reparação de danos por meio de atendimento psicossocial.