PMJP promove projeto cultural para alunos do Projovem a partir desta sexta
Luiz Carlos Lima
A partir desta sexta-feira (20), os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) ganham mais uma opção cultural dentro das escolas. Chamado de ‘Sextou’, o projeto promete levar alegria, diversão e cultura aos alunos, quinzenalmente, sempre às sextas-feiras e envolverá cinco escolas diferentes a cada edição, que serão responsáveis pelas apresentações. A cada edição, o ‘Sextou’ acontecerá nas dependências de uma escola.
Para a primeira edição, o local escolhido foi a Escola Municipal Castro Alves, no bairro de Oitizeiro, e terá como tema a ‘Consciência Negra’. O ‘Sextou’ é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação (Sedec).
Para a estreia do programa, os coordenadores do projeto escolheram duas atrações conhecidas nacionalmente e formadas por alunos da Rede Municipal de Ensino. A partir das 18h30, os estudantes poderão conferir apresentações da Banda da Escola Castro Alves e o grupo de Hip-Hop “Looney Tunes”. Júlio Pessoa, coordenador geral do Projovem, explica que são dois grupo bastante requisitados em apresentações por todo o Brasil. “Vamos iniciar o projeto envolvendo alunos de cinco escolas e com duas atrações formadas por alunos da Rede Municipal, que se destacam nacionalmente. Os alunos das outras escolas poderão participar interagindo no dia da apresentação. Estão todos convidados”, ressaltou.
O coordenador do Projovem também acrescenta que um dos objetivos do programa é deixa a escolar mais atraente. “O Sextou também tem uma função pedagógica. É mais uma forma de estimular as artes e fazer com que os alunos se integrem à escola. Acreditamos que esse projeto possa ser um diferencial para nossos alunos”, afirmou.
Projovem – O programa tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A iniciativa visa ainda à qualificação profissional para adultos e o desenvolvimento de ações comunitárias com o exercício da cidadania. Os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 100, mediante a frequência de 75% das aulas e entrega de trabalhos. Após o curso, os jovens e adultos terão concluído o Ensino Fundamental e terão formação profissional inicial.