Dia da Infância – PMJP proporciona às crianças ações de educação, lazer e saúde

Por - em 864

especialdiadainfancia (5)Acesso a brincadeiras, diversão, estudo, alimentação, segurança e saúde. Direitos básicos das crianças são proporcionados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e, neste domingo (24), Dia da Infância, há muito o que ser celebrado pelas 8.500 crianças atendidas pelos 73 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e as 40 mil da rede municipal de ensino.

Nos Creis espalhados pela cidade, as crianças com idade de seis meses a cinco anos chegam às 7h e são recebidas pelas cuidadoras. Em seguida elas formam filas, fazem a oração do Pai Nosso e vão para suas salas onde trocam a farda por outra para poderem fazer as atividades. Durante 10 horas elas têm atividades pedagógicas e lúdicas e fazem cinco refeições todos os dias.

“Nós temos como prioridade absoluta atender às crianças, sobretudo, àquelas com idade de até três anos, que historicamente não tiveram acesso às creches de qualidade. Queremos expandir o atendimento e melhorar ainda mais a qualidade. Para isso estamos construindo 44 creis em João pessoa e, até o final do ano entregaremos mais 10 unidades”, afirmou o secretário de Educação, Luiz de Sousa Junior.

O secretário destacou, ainda, que nos Creis e nas 14 escolas de tempo integral da rede municipal, as crianças e os adolescentes tem acesso a atividades de leitura, esporte, música, artes e dança, entre outras. “No futuro, o desempenho dessas crianças será muito melhor, tanto em relação ao rendimento escolar quanto para o mundo do trabalho”, disse ele.

No Crei João Tota, localizado no bairro de Mandacaru, por exemplo, as 157 crianças fazeespecialdiadainfanciam todas as brincadeiras e atividades sob a supervisão das professoras e cuidadoras. “Tudo o que fazemos é com muita responsabilidade. Levamos a sério a parte pedagógica e a lúdica, porque como são crianças elas precisam ter esse espaço, precisam brincar, precisam viver a infância. Não podemos deixar nada disso para trás porque faz parte da idade deles”, disse a diretora do Crei, Maria da Silva.

No dia a dia, enquanto duas turmas vão para o café da manhã, as professoras começam as atividades em sala de aula com as outras turmas. Depois do café uma turma vai brincar, outra vai para a sala de vídeo e as outras fazem trabalhos pedagógicos. “Aqui desenvolvemos o lado mesmo do que deve ser a infância. Trazemos as brincadeiras antigas do dia a dia, como jogos de encaixe, brincadeiras com música e de roda. Nada de tecnologia”, garantiu a professora Patrícia da Costa Batista.

Mães confiam – Anadja Patrícia Ramalho é mãe de Ingrid Ramalho, que vai completar seis anos. A funcionária pública disse que no Crei sabe que a filha vai ter a infância que toda criança deveria ter. “Tudo o que eles querem é poder brincar, interagir com as outras crianças. E aqui ela tem tudo isso. A alimentação, a parte pedagógica e as atividades lúdicas são muito boas. Só lamento porque esse é o último ano da minha filha por causa da idade. Se tivesse o primeiro ano, ele continuaria aqui”, falou Anadja.

especialdiadainfancia (1)Depois de brincarem bastante, as crianças vão para o banho, e cada uma tem sua toalhinha. Todo o fardamento, lençóis, toalhas de banho são lavados na própria escola. Depois de lancharem, voltam para as salas de aula até a hora do almoço. São cinco refeições diárias. Todo o cardápio é desenvolvido por uma equipe de nove nutricionistas.

“Nós fazemos o cardápio conforme as necessidades nutricionais de cada idade. Todos os dias são servidos pratos diferentes. Nos Creis, o cardápio é mudado quinzenalmente. Já nas escolas, essa mudança acontece semanalmente”, disse a responsável técnica pelo setor de nutrição da rede municipal de ensino, Ana Paula.

Após se alimentarem, as crianças escovam os dentes e vão para a hora do soninho. “Elas são bem alimentadas e bem cuidadas. Quando venho buscar minhas filhas, vejo que as crianças estão brincando. A gente percebe que elas gostam de vir para cá”, disse Elizabeth Alves Pereira, mãe das gêmeas Ana Júlia Alves Gonçalves e Vitória Alves Gonçalves, de dois anos.

Dentro das atividades, as crianças fazem recorte e colagem, pintura a dedo, correm no pátio, vão para o jardim, brincam de bonecas e de carrinho. A turma de cinco anos vai uma vez por semana para a horta, para aprender sobre o cultivo de alimentos. Ao final do dia, às 17h, após tomarem banho, trocarem de roupa e jantarem, ales aguardam os pais virem buscá-las.

Ações na área de Saúde – Para planejar, executar, monitorar e avaliar todas as ações, programas e projetos voltados à saúde de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com a área técnica da Saúde da Criança.10-03-14-Vacinação HPV_foto_Alessandro-Potter005

“A Secretaria de Saúde vem garantindo o cuidado à criança através da realização de ações na atenção básica, com a utilização da caderneta de saúde da criança, como apoio e proteção ao aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, desde a primeira infância, apoio nutricional e redução da mortalidade infantil”, ressalta coordenador da Área Técnica da Saúde da Criança, Edgar Tito Neto.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza, durante todo o ano, diversas ações visando qualidade na saúde de crianças e adolescentes, como prevenção da violência contra a criança e o adolescente; identificação e tratamento de doenças como anemia, icterícia, diarreia, parasitoses, insuficiência respiratória aguda, tuberculose e hanseníase; acompanhamento das condições de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; avaliação das condições de saúde; avaliação nutricional e promoção da alimentação saudável; avaliação da acuidade visual; promoção da saúde sexual e reprodutiva, identificação de evasão escolar, entre outros.