PMJP realiza a Iª Oficina sobre o Programa Pronatec
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta quinta-feira (12) a 1ª Oficina Municipal sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O evento organizado para 150 profissionais dos Centros de Referência da Cidadania – CRCs e dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou com a presença da Secretária da Sedes, Marta Moura, que realizou a abertura do evento ressaltando a importância da realização da 1ª Oficina Municipal sobre o Pronatec.
“A realização dessa 1ª Oficina é uma forma nos apropriarmos e nos qualificarmos a cerca dos cursos ofertados pelo Pronatec para a população que se encontra em vulnerabilidade social, que vêem nesses cursos profissionalizantes uma forma de se inserir no mercado de trabalho e uma oportunidade de mudar de vida”, concluiu.
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal em 2011 e é desenvolvido nas prefeituras dos municípios em parceria com órgãos públicos e privados que ofertam as vagas na perspectiva de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
A realização do Pronatec em João Pessoa está sob a coordenação da Diretoria da Assistência Social (DAS), que é responsável pela interlocução, mobilização, inscrição dos alunos e inserção dos dados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sintec).
Para a Diretora da Assistência Social, Têmis Gondim, o evento visa realizar uma articulação entre os setores da PMJP que executam as inscrições dos cursistas nas comunidades e os ofertantes, fazendo com que os ofertantes apresentassem o Pronatec nos moldes solicitados por eles, enquanto canal de oportunidades para futuros profissionais.
Durante a realização da Oficina ocorreram palestras, apresentação do Sine-JP, das empresas ofertantes; Senai, Senat, IFPB e Escola Técnica de Saúde da UFPB, apresentação cultural realizadas por alunos do Pronatec e depoimentos dos mesmos a cerca de suas experiências como integrantes do Programa,
Viravida – O ponto principal do evento foi dado com a apresentação do Programa Viravida, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria – Sesi.
O Viravida é um projeto piloto idealizado pelo Conselho Nacional do SESI para reintegrar à sociedade adolescentes e jovens, entre 16 a 21 anos, vítima de exploração sexual que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O projeto visa a inserção social a partir da educação profissional, aliada à educação básica continuada e atendimento psicossocial que, aliado a um leque de oportunidades sustentáveis, assegure profissionalização, cuidado com a saúde, fortalecimento dos vínculos familiares e encaminhamento dos participantes ao mundo do trabalho.
Com a ajuda de parceiros, promove a geração de trabalho e renda como alternativa concreta de sobrevivência digna a jovens e adolescentes vítimas de exploração sexual.
A Sedes e o Sesi estão em vias de pactuação para que estes jovens participem do Pronatec da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
“O Programa do Pronatec é a maior reforma da educação profissional que
vem capacitando e encaminhando jovens e adultos ao mercado de trabalho e que vem resgatando sonhos de muitas pessoas que não conseguiam a inserção no mercado de trabalho por não possuir uma qualificação,” concluiu a coordenadora do Pronatec da Sedes, Kaline Guerra.
Até 2014, 8 milhões de vagas em curso de formação técnica e profissional, para os estudantes do ensino médio e para os trabalhadores serão disponibilizadas.Serão 5,6 milhões de vagas para cursos de curta duração, destinados à qualificação profissional de trabalhadores. E mais 2,4 milhões de vagas para cursos técnicos, voltados para os estudantes do ensino médio, com duração de pelo menos um ano.
Encerramento – O evento teve seu término as 17h com um coquetel de encerramento que foi oferecido aos participantes .