PMJP realiza ação de Vigilância Ambiental no Mercado do Oitizeiro

Por - em 608

saude_mercado_oitizeiro (2)Na manhã desta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), promoveu uma ação de combate à dengue, limpeza, desratização e educação no Mercado Público do Oitizeiro. A ação pediu de uma demanda que a Sedurb fez à Gerência de Vigilância Ambiental (Gvaz) da SMS.

O setor de biologia da Gvaz montou uma exposição na entrada do mercado, com vasto material demonstrativo, enquanto outra equipe realizou a desratização e conversou com comerciantes e usuários do mercado sobre o papel de cada um no combate à dengue e à leptospirose, que é transmitida pela urina dos ratos. Na ocasião, cães e gatos doentes foram recolhidos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para tratamento.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nilton Guedes, foram contabilizados 10 cães e 55 gatos no local – mas nem todos passaram por exames, devido à dificuldade de captura. Entre aqueles que a equipe conseguiu apanhar, seis cães e 14 gatos estavam doentes (inclusive, um dos cães teve resultado positivo para leishmaniose), e oito cães e 16 gatos receberam vacina antirrábica.

Os demais animais voltaram para os seus donos (que foram notificados para não deixar mais os animais soltos) e outros, sadios, permaneceram no local. “Infelizmente, o CCZ não é abrigo de animais, então não poderíamos recolhê-los”, explicou Nilton. Toda a ação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental, para que não houvesse incidentes.

Limpeza – Em outra frente, a Emlur disponibilizou 39 agentes de limpeza para os serviços e levou caminhões coletores, um carro pipa para auxiliar na lavagem do mercado e caixas estacionárias para a remoção dos resíduos.

Segundo o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, os serviços de coleta de lixo, podas, varrição e pintura de meio fio são realizados constantemente pela Emlur. “Temos agentes de limpeza fixos no Mercado de Oitizeiro, onde a coleta é realizada diariamente. No entanto, os próprios comerciantes, bem como os visitantes dos mercados, precisam mudar os hábitos, para que possamos manter os mercados públicos limpos”, disse.

Demolição – Nos próximos dias, conforme o diretor de Serviços Urbanos da Sedurb, Flávio Monteiro, uma equipe dessa secretaria vai demolir alguns boxes no local, devido ao risco de eles serem tragados pelo afundamento de um antigo cacimbão em desuso, sobre o qual foram construídos. “Também alertaremos os feirantes a restaurar seus boxes, tanto a parte de alvenaria quanto os tetos, sob pena de interdição”, ressaltou.

De acordo com Flávio, periodicamente, a Sedurb realiza a manutenção dos mercados públicos de João Pessoa, com troca de lâmpadas, vasos sanitários e torneiras, entre outros equipamentos que são alvo de vandalismo. Para que haja uma reforma completa do mercado, a comunidade local deve levar essa demanda ao Orçamento Participativo.

Retorno – A Gvaz retornará ao Mercado do Oitizeiro no dia 22 deste mês, para verificar os efeitos da aplicação de raticidas e coletar a água consumida no local, que passará por análises físico-químicas e microbiológicas.