PMJP realiza ação para manter segurança no Largo Gameleira
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou uma ação preventiva em um dos pontos turísticos mais movimentados da capital paraibana: o Largo da Gamaleira, entre os bairros de Tambáu e Manaíra. O objetivo da ação é a preservação do espaço público. Para por em prática a ação, que aconteceu nesta segunda-feira (5), a Sedes encabeçou o plano, mas foi ajudada por diversas secretarias da PMJP e órgãos estaduais como a PBtur, além da Capitania dos Portos.
Representantes de diversas secretarias estiveram presentes no local, cujo objetivo é deixar a área livre de riscos para os turistas e pessoenses. O primeiro passo foi o monitoramento dos moradores de rua que habitam aquele local. De acordo com Edite Rodrigues, coordenadora do Trabalho Social Comunitário – TSC/DIPOP (vinculado à Sedes), a PMJP deu início a um estudo na área para poder encaminhar os moradores de rua a algum programa social da gestão municipal.
Segundo Edite Rodrigues, as fiscalizações no Largo da Gamaleira serão quinzenais. “Nesta primeira operação, conseguimos catalogar 15 moradores. Muitos deles resistem a prestar informações de suas identidades. Pudemos notar que a maioria deles é de outras cidades paraibanas e até de outros estados. Tentaremos removê-los para que o espaço público seja aproveitado da melhor forma por todos”, destacou.
Além de os moradores de rua estarem instalados ao longo do Largo, a equipe da ação preventiva encontrou uma série de pertences destes moradores. “Por isso solicitamos a presença da Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), pois se configura uma moradia irregular”, explicou.
A Capitania dos Portos também esteve presente para que se pudesse identificar embarcações abandonadas naquela localidade. Segundo Edite Rodrigues, há indícios de que aquelas embarcações sirvam de local para armazenamento de consumo de drogas, o que também explica a presença da Polícia Militar. “Esse problema de pessoas irregulares também é um problema de segurança pública
Participaram da ação no Largo da Gameleira: Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Sedurb, Secretaria de Meio Ambiente (Seman), Secretaria de Turismo (Setur), PBTUR, Capitania dos Portos da Paraíba e Polícia Militar da Paraíba.