PMJP realiza ação para usuários do Restaurante Popular da Lagoa

Por - em 436

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta terça-feira (20), uma ação intitulada “Direito humano a alimentação, saúde e cidadania”, para todos os usuários do Restaurante Popular da Lagoa.

O evento, que faz parte da Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), aconteceu em parceria com a  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjop) e a Faculdade de Ciências Médicas.

Foram disponibilizados para os usuários, serviços de saúde (teste de glicemia, pressão arterial, teste rápido de capacidade respiratória aos fumantes e imunização com vacinas; tríplice viral, hepatite B, tétano e diftéria), Segurança Alimentar, Avaliação Nutricional e Lazer. Além disso, os usuários puderam dispor de um momento cultural com o músico Clauco Meireles, que embalou com suas canções o almoço dos presentes.

Para Ivanilson Marcelino, 65 anos, usuário do Restaurante Popular, a PMJP está de parabéns pela alimentação oferecida e pelo trabalho realizado. “Trabalho aqui próximo da Lagoa e há mais de sete anos utilizo o Restaurante Popular. Sempre fui bem recebido, as refeições servidas são de qualidades e o melhor é que custam apenas R$ 1”, afirmou.

Segundo a Diretora da Dessan, Lúcia Silva, a ação realizada nesta terça-feira (20) só foi possível pelas parcerias obtidas. “Além dos almoços servidos, a ampliação dos direitos de cidadania é um dos nossos anseios”, disse.

Para professora do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas, Daniela Silva, ações como essas possibilitam identificar casos de obesidades ou desnutrição de alguns usuários que não procuram uma Unidade de Saúde Familiar (USF) para consultas médicas e orientações cabíveis, como se deve.

A coordenadora da área de Hipertensão e Diabetes da SMS, Clécia Oliveira enfatizou a ação como extremamente importante e necessária. “É uma maneira de despertar e possibilitar atendimentos básicos a esses usuário que na maioria das vezes possuem uma vida corrida”, concluiu.

Atualmente o Restaurante Popular da Lagoa oferece em média de 1.200 refeições diárias. A distribuição dos almoços começa a partir das 10h.