PMJP realiza ações para promoção do envelhecimento saudável da população
Thadeu Rodrigues
A Prefeitura Municipal de João Pessoa realiza uma série de ações para garantir o envelhecimento saudável da população, partindo da atenção básica e da promoção à saúde. Além de tratamento médico, são realizadas atividades preventivas, culturais e de socialização dos idosos para a garantia de uma vida mais feliz e saudável. Neste sábado (1º), é comemorado nacionalmente o Dia do Idoso.
De acordo com a coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Irene Delgado, todas as ações são iniciadas na atenção básica por meio das 191 equipes de saúde da família (ESF). A partir destas unidades, foram criados 92 grupos de convivência, que trabalham diversas questões, como educação e promoção da saúde.
“Se o idoso está doente, ele será avaliado e encaminhado para o serviço de saúde que seja referência para a especialidade que ele necessita, seja no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), ou nos demais Cais. Mas quando as ESF visitam as famílias, elas sugerem atividades, inclusive, culturais. No caso das atividades físicas, há uma avaliação para garantir o que é indicado para cada pessoa”, explica Irene Delgado.
Nos grupos de convivência, o idoso é aconselhado a fazer atividades físicas nas praças, por meio do programa João Pessoa Vida Saudável, em 23 praças da cidade, para sair do sedentarismo. Irene Delgado também cita, entre a sugestão de adoção de hábitos saudáveis, o tratamento contra o tabagismo, feito nos centros de atenção integral à saúde (Cais).
“O fumante sente, na velhice, os efeitos do tabagismo, mas com tratamento, é possível largar o vício. O programa oferecido pela Prefeitura disponibiliza tratamento com psicológico e pneumologista, entre outros integrantes da equipe multiprofissional”, disse ela.
Vida Saudável – A coordenadora do programa João Pessoa Vida Saudável, Ellen Correia, afirma que, além das atividades físicas, também são desenvolvidas atividades educativas para o exercício de uma vida com mais saúde. “Trabalhamos com os idosos questões como autoconfiança e independência e orientamos sobre nutrição, hipertensão e diabetes. Regularmente, realizamos passeios temáticos, proporcionando mais integração e lazer entre eles”.
Aos 67 anos, a historiadora Ana Leal levanta bem cedo todos os dias e vai até a praça no bairro Treze de Maio, onde mora, praticar atividades físicas sob a orientação da equipe do programa João Pessoa Vida Saudável. “Há quatro anos, quando meu esposo faleceu, eu descobri essa atividade e, de lá pra cá, as mudanças foram muitas”, disse.
“Percebo que houve melhora na minha saúde física e psicológica. Pois além das atividades físicas, fiz novos amigos e recebo uma energia boa das outras pessoas que também vêm para as atividades. Posso dizer que passei a ter uma vida mais saudável”, concluiu.
A coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso, Irene Delgado, destaca que a socialização contribui muito na promoção da saúde. “Se o idoso não trabalha e vive isolado, ele vai estar propenso à depressão, a adoecer. Mas com estas atividades, ele recupera sua autonomia e envelhece de maneira saudável, porque velhice não é sinônimo de doença. Se o idoso adoece, traz custos ao Sistema Único de Saúde e transtornos à família, mas se ele conservar sua saúde, é melhor para todas as partes”, opina Irene Delgado.
Integração – A política de atenção ao idoso é integrada e inclui também as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Conforme Irene Delgado, a partir das visitas dos agentes de saúde, são identificados casos de vulnerabilidade social dos idosos.
“Se este idoso não tem família e está debilitado, ele é encaminhado para o atendimento da Sedes, que disponibiliza o Balcão de Direitos, por exemplo, que inscreve o idoso ou no auxílio-aluguel ou na espera por uma moradia, caso a sua esteja em condições inabitáveis”, disse a coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso.