PMJP recadastra comerciantes que alugam cadeiras e guarda-sóis na orla

Por - em 1513

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), recadastra nesta terça-feira (18), das 14h às 18h, os 36 comerciantes que possuem autorização para o aluguel de cadeiras e guarda-sóis na orla. O objetivo é o ordenamento das praias para a estação mais quente do ano, e faz parte do Projeto Verão 2013.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Inácio Machado, as inscrições podem ser realizadas por comerciantes já cadastrados junto a Prefeitura e não será cobrada nenhuma taxa. “Não vamos cadastrar nossos comerciantes. Todos esses ambulantes que devem comparecer a Sedurb já foram informados do recadastramento por meio dos agentes de controle urbano. Nossa intenção é atualizar os dados e orientar sobre o respeito às normas anteriormente estabelecidas para garantir que pessoenses e turistas possam aproveitar o verão da melhor maneira possível”, disse.

Documentação – No ato do cadastro, que acontecerá na sede da Sedurb, localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, das 14h às 18h, é necessária a apresentação do original e cópia dos documentos pessoais e comprovantes de residência. Não será cobrada nenhuma taxa de adesão nem mensalidade.

O diretor de Serviços Urbanos da Sedurb, José Audecir dos Santos salientou que as 36 pessoas cadastradas para a atividade, permanecerão com a autorização para o serviço de aluguel por tempo indeterminado e apenas a desistência de um deles poderá abrir vaga para um novo comerciante.

Pontos – Os comerciantes cadastrados pela PMJP ocupam pontos de aluguel de cadeiras e guarda-sóis, distribuídos pelas praias de Tambáu e Cabo Branco.

Ao todo são 36 comerciantes distribuídos em 18 pontos com 15 metros, cada, para a atividade de uma dupla, ou seja, 7,5 metros para cada locador. “As áreas são marcadas por bandeirolas amarelas numeradas e entre elas deve ser respeitado o espaço de 50 metros que é destinado às pessoas que trazem seus próprios equipamentos ou mesmo os que os dispensam. Cada comerciante tem direito a alugar 30 cadeiras e 15 guarda-sóis”, explicou o diretor de Serviços Urbanos.

O secretário Inácio Machado salientou que é proibido o aluguel de cadeiras e guarda-sóis por parte dos donos dos 86 quiosques. “A realização do recadastramento é mais uma ação da Sedurb para a democratização da orla de João Pessoa. Estaremos disponibilizando e organizando o espaço para os ambulantes que residem em João Pessoa ao mesmo tempo em que garantimos a eles e a população, a oportunidade de aproveitar nossas praias com conforto e segurança”, afirmou o secretário.