PMJP retifica edital para contratação de professor para a Escola Bilíngue Dom José Maria Pires

Por Carolina Queiroz - em 1016

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), retificou o edital do processo seletivo de mobilidade interna para professores que desejam trabalhar na Escola Municipal de Tempo Integral Bilíngue Dom José Maria Pires, localizada no Alto do Mateus. As inscrições começaram nesta segunda-feira (18), às 8h, e encerram-se às 17h de quarta-feira (20). Segundo a retificação, somente serão admitidas inscrições via internet, enviadas para o endereço eletrônico selecaobilinguepmjp@gmail.com.

As 17 vagas são destinadas aos servidores efetivos do quadro de pessoal da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O edital completo pode ser acessado no link

https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/editais/visualizar-arquivo?id=337

O objetivo da seleção é fomentar as políticas de valorização dos professores e profissionais da educação, priorizando a educação integral bilíngue a partir da integração curricular e o desenvolvimento de competências e habilidades tanto cognitivas e culturais quanto socioemocionais.

Como fazer – O candidato deverá preencher um formulário de inscrição que consta no edital. Ele terá ainda que anexar o currículo profissional, uma cópia digitalizada do documento de identificação pessoal com foto, carteira profissional, carteira de habilitação e os documentos exigidos no processo seletivo.

Provas – As avaliações serão aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro, no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), localizado na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1840, bairro dos Expedicionários. O candidato deverá escolher o horário no ato da inscrição, podendo ser no turno da manhã (das 8h às 10h) ou tarde (das 14h às 16h).

Etapas – A primeira etapa do processo seletivo constará de uma entrevista e uma microaula (aula expositiva) na língua inglesa, que deverá ter duração mínima de 15 minutos, ficando a critério do candidato a utilização de recursos materiais/tecnológicos, seguida de arguição de até 5 minutos por parte da banca, constituindo uma etapa de caráter eliminatório e classificatório.

A segunda etapa será constituída da análise de experiência em escola bilíngue regular, com comprovada atuação na língua inglesa. Cada semestre letivo de experiência equivale a cinco pontos, sendo o limite máximo cinco semestres letivos de experiência, totalizando 25 pontos. Entende-se como semestre letivo a atuação em dois bimestres enquanto professor.

Já na terceira e última etapa será constituída da análise da participação em eventos, cursos ou formações de caráter acadêmico ou profissional em que o bilinguismo tenha sido trabalhado ou discutido. Participações em eventos, cursos ou formações com menos de 20h valerão cinco pontos e superiores a 20h valerão 10 pontos, sendo 30 pontos a pontuação máxima. Somente serão consideradas as participações devidamente comprovadas através de certificado, declarações ou documentos afins, dos últimos três anos a partir do lançamento deste edital de mobilidade interna.