PMJP reurbaniza praças e canteiros da Capital mais verde do Brasil

Por - em 2234

3_INDEPENDENCIAAo contrário da canção popular, João Pessoa não conviverá com as mesmas praças, os mesmos bancos e jardins. É que a Prefeitura da Capital está revitalizando as praças e os canteiros da cidade. O trabalho é feito de forma conjunta pelas Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Urbanização (Sedurb) do município. Todas as praças e canteiros da Capital paraibana fazem parte das planilhas de reurbanização propostas pela Prefeitura e cerca de 40 delas receberão reforma paisagística.

Segundo a Diretoria de Paisagismo (Dipae) da Sedurb, todas as praças e canteiros da Capital paraibana fazem parte das planilhas de reurbanização propostas pela Prefeitura. Ao todo, cerca de 40 praças receberão reforma paisagística.

Dentre as reformas mais importantes, destacam-se a do Parque Solon de Lucena, Casa da Pólvora e das principais praças da cidade, como a Praça da independência, Praça Tito Silva e Praça João Pessoa (Três Poderes). Também reformas dos canteiros, como o do Centro Administrativo Municipal, da Rui Carneiro, da Epitácio Pessoa e da João Machado, além do canteiro de entrada da cidade.7_JOAO GAUDENCIO

De acordo com o arquiteto Saulo Leal, chefe da equipe de paisagismo do Dipae, a Sedurb é responsável pelo paisagismo das áreas verdes de João Pessoa. Ele afirma que muitas outras intervenções urbanas estão em andamento ou em planejamento, tendo em vista o forte potencial econômico e de turismo da cidade. “A tendência é recebermos cada vez mais investimentos e, em contrapartida, teremos que oferecer a estrutura necessária para tal. Sobre o projeto, a equipe trabalhou, à priori, com o levantamento dessas áreas que necessitavam de reforma, depois confeccionamos uma proposta tem três dimensões, para dar visibilidade ao projeto e mostramos como seria a obra de paisagismo dessas localidades”, explicou.

Ainda segundo o arquiteto, esta iniciativa mostra o compromisso da gestão com a população, à medida que investe em qualidade de vida para promover o bem-estar social. “As cidades que investem em melhor qualidade de vida, só beneficiam sua população. Investimentos como este, a médio prazo, trazem benefícios para saúde, inclusive. A Prefeitura mostra que vale a pena investir em lazer e este não deve estar restrito às praias”, destacou.

Praça João Pessoa – A cidade de João Pessoa deu mais um passo decisivo na preservação e valorização de sua história com as obras de revitalização da Praça João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes. A intervenção, que conta com investimentos de cerca de R$ 510 mil, vai trazer acessibilidade e reestruturar o espaço, um dos principais pontos históricos da capital paraibana.

21_PRACA CARRO ANTIGOEntre as intervenções previstas no projeto estão a instalação de novos bancos, a manutenção dos já existentes, e a reparação dos postes e luminárias, além de uma total restauração do monumento central. Os canteiros serão arborizados e ganharão novas palmeiras imperiais, retomando o paisagismo original. Outra mudança acontecerá no piso, que hoje acumula três tipos de ladrilhos diferentes. Com a reforma, o piso será padronizado com ladrilho hidráulico (20 cm x 20 cm) nas cores cinza claro e cinza escuro. Também serão substituídos todos os meios-fios e será feita a manutenção das grades de contorno dos canteiros.

Um dos destaques do projeto é o conceito de revitalização sem interferência no contexto histórico do local. Por isso, a maior parte da estrutura permanecerá idêntica, como é o caso do traçado original – haverá alinhamento apenas dos meios-fios e canteiros do passeio interno. Outro traço que será mantido é a marcação em pedra no entorno da calçada externa.

Praça das Muriçocas – A Praça Tito Silva ou simplesmente Praça das Muriçocas já foi devolvida à população do Miramar, ainda no mês de comemoração dos 429 anos da Capital. A reforma beneficiou diretamente cerca de 9 mil moradores do bairro do Miramar, que recebem de volta um espaço todo reformado e dotado de acessibilidade.

A reforma do espaço público incluiu novos bancos de alvenaria e de concreto armado, construção de rampas de acessibilidade e um projeto de paisagismo. O antigo quiosque, após ser totalmente reformado, foi relocado do centro para uma das extremidades da praça, liberando o pátio central.

Outro destaque da obra foi a nova iluminação, que além de contribuir e destacar a beleza do local, garante melhor visibilidade, segurança e tranquilidade para a população. Para oferecer um espaço revitalizado, a praça também recebeu um novo piso, dessa vez em bloco de concreto intertravado colorido. A paginação do piso destaca o novo monumento.