PMJP se reúne com gestores do Napoleão Laureano para discutir oferta de serviços do SUS
Rebeka Paiva
Na manhã desta terça-feira (20), o secretário de Articulação Política de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, representou a Prefeitura Municipal (PMJP) em uma reunião com os diretores do Hospital Napoleão Laureano. A reunião teve como objetivo discutir questões rotineiras das demandas do hospital, como atendimentos oncológicos, ofertas de serviços e demandas do convênio aos usuários do SUS da Capital.
Para Adalberto Fulgêncio, a relação entre a Prefeitura de João Pessoa e o hospital tem sido muito positiva e sempre sucedendo com base no diálogo. “Estamos sempre abertos a conversas e mantendo diálogo bastante amigável e dinâmico, assim podemos dar uma maior resolutividade a todos os pontos que precisarem. Hoje discutimos sobre questões relacionadas à oncologia, a pactuação entre o município e o hospital e ao teto financeiro”, comentou o secretário da PMJP.
Na ocasião, foram apresentadas propostas para a resolução de algumas questões, que serão encaminhadas à secretária de Saúde, Mônica Rocha.
“Convocamos a prefeitura para uma conversa rotineira e prontamente o secretário Adalberto veio conversar conosco nessa espécie de mesa redonda. Tivemos uma reunião extremamente proveitosa e que vai, seguramente, dar bons frutos”, afirmou o diretor geral do Hospital Napoleão Laureano, Ivo Borges.
Parceria – Para auxiliar na assistência ofertada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de João Pessoa, a Rede Municipal de Saúde conta com algumas instituições clínicas e hospitalares credenciadas e conveniadas, que propiciam mais celeridade aos atendimentos.
Uma das unidades credenciadas é o Hospital Napoleão Laureano, referência em câncer na Paraíba, que por mês realiza cerca de 30 mil procedimentos para os usuários do SUS de João Pessoa. Os atendimentos são encaminhados de forma regulada para realização de consultas, mamografias, ultrassonografias, biópsias, tomografia, entre outros exames para diagnóstico, além da realização cirurgias, quimioterapias e radioterapias. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz o repasse de aproximadamente 3,5 milhões de reais do Sistema Único de Saúde ao hospital para o tratamento dos usuários da Capital.
Além do Napoleão Laureano, outro hospital que dá suporte ao atendimento oncológico no município é o Hospital São Vicente de Paula. Lá também são realizadas consultas, mamografias, ultrassonografias, biópsias, tomografias, entre outros exames para diagnóstico e tratamento.