População participa de forma ativa em evento sobre câncer de boca

Por - em 377

Quem passou pelo Ponto de Cem Réis nesta sexta-feira (25), das 10h às 15h, teve a oportunidade de receber orientações e informações sobre o câncer de boca num evento que reuniu uma série de atividades. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Temática de Saúde Bucal, o evento mobilizou e sensibilizou a população sobre como se prevenir desse mal.

De acordo com Betânia Morais, coordenadora de Saúde Bucal da SMS, o objetivo da equipe foi alcançado, pois a participação da população foi ativa. “As pessoas fizeram várias perguntas sobre o assunto, passaram pelo autoexame e receberam panfletos explicativos e kits de higiene bucal. Foi muito positivo”, disse. Segundo ela, para atender à população, a equipe contou com dentistas dos cinco distritos sanitários e teve ainda a participação de outras áreas temáticas.

Além da mobilização contra o câncer bucal, o evento teve também uma Feira de Serviços, que ofertou testes de glicemia (foram realizados cerca de 400 testes), orientação da área de Saúde Mental sobre a redução de danos e uma peça teatral sobre higiene bucal. “Nos exames que fizemos com a população, identificamos quatro casos que merecem um exame mais aprofundado e os encaminhamos ao Centro de Especialidades Odontológicas”, acrescentou Betânia.

Alerta – Qualquer lesão na boca é um sinal de alerta, conforme explicou o técnico da Área de Saúde Bucal Alex Mendes: “Feridinhas pequenas, provocadas pelo desgaste de uma prótese não adequada ou por exposição prolongada ao sol, são um fator de risco”, disse. Para se prevenir, todos devem fazer sempre o autoexame em casa, em frente ao espelho.

As lesões suspeitas são aquelas que não cicatrizam no prazo de uma semana, ulcerações superficiais (com menos de 2cm de diâmetro e indolores, podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Ao detectar a presença de uma lesão suspeita, deve-se procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima e realizar o exame clínico.