Praça da Juventude: 13 mil m² de área de lazer, prática esportiva e integração comunitária
Felipe Silveira
Uma área de promoção da cidadania e incentivo à prática esportiva com 13 mil metros quadrados. Essa é a Praça da Juventude, construída pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em parceria com o Governo Federal. O equipamento, o maior do Estado e um dos maiores do Brasil, contou com investimentos de R$ 2,2 milhões e vai levar mais qualidade de vida à população.
O espaço será visitado pelo prefeito Luciano Cartaxo a partir das 9h e inaugurado a partir das 18h desta quarta-feira (19). Ele está localizado na Rua Maurício Carneiro de Souza, no Bairro das Indústrias, onde a população já se acostuma a uma nova rotina, com acesso à cultura, esporte e contato com a natureza, resultando em mais qualidade de vida.
A Praça da Juventude conta com um Teatro de Arena, com palco e capacidade para abrigar 100 pessoas; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; área de exercícios e alongamento; quadra de vôlei de praia; arquibancada; campo de futebol society; pista de salto e pista para caminhada. O espaço público também terá um centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões e sanitários.
“A Praça da Juventude de João Pessoa é uma das maiores e mais bem equipadas do Brasil. Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça é uma área de convivência comunitária onde serão realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer”, explica o prefeito Luciano Cartaxo.
A ideia da Praça da Juventude é entregar um equipamento esportivo público e qualificado para a população, além de tornar-se ponto de encontro e referência para os jovens. “Esta praça é o símbolo maior dessa gestão, por ser um espaço que vai promover a integração da juventude e a cidadania dos pessoenses”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo.
Comunidade integrada – A Praça da Juventude já está fazendo parte do cotidiano de quem mora no Bairro das Indústrias, e não só com o uso dos equipamentos, que está aberto para os moradores. A comunidade também terá um papel importante no ato de inauguração, preparando intervenções artísticas que serão apresentadas durante a solenidade.
A partir das 16h, grupos locais vão fazer demonstrações de judô, artes marciais, capoeira, grafitagem, aulas de skate, grupos de teatro e danças folclóricas.