Praças públicas são opção de diversão para crianças e adolescentes durante as férias
Janeiro é o mês das aguardadas férias escolares. Mas Junto com ele, uma antiga preocupação atormenta as mentes de pais e mães dos alunos: o que fazer para entreter a criançada durante esse período. Na Capital paraibana uma boa alternativa tem sido aproveitar as áreas de recreação das praças públicas espalhadas pela cidade.
Um bom exemplo fica na Praça Comunitária Alto do Céu fica localizada na Rua Alfredo José Ataíde, em Mandacaru, ao lado da Escola Municipal Violeta Formiga. O espaço, que conta com quadra poliesportiva, parque infantil, anfiteatro, equipamentos de ginástica e mesas de jogos, além de áreas para circulação da população, fica completamente lotado, principalmente nos finais de tarde.
É nesse horário que a comerciante Lurdes Araújo costuma levar o seu filho, Lucas Souza, de 9 anos, para brincar nas dependências da praça. “Moro aqui perto e trago ele todos os dias. A praça é a principal fonte de diversão para ele nesses dias em que não está frequentando a escola”, disse.
Andar de bicicleta, jogar futebol e fazer brincadeiras com os colegas. O pequeno Lucas diz que dá pra fazer de tudo um pouco, e destaca que até o final de janeiro, período que voltará a estudar, vai aproveitar muito para brincar. “Aqui eu reencontro os meus colegas para fazer o que não dá quando estamos tendo aula. Gosto de tudo, não dá pra dizer o que prefiro”, destacou.
Apaixonado por futebol, Jairo Pedro de 11 anos, estudante da Escola Municipal Violeta Formiga, não esconde sobre o que mais gosta de fazer nas férias. Ele, inclusive, diz qual o seu local preferido da Praça Alto do Céu. “A quadra, com certeza. Jogo futebol na escola, mas como estou de férias, aproveito para jogar aqui”, disse.
Construída com investimento de cerca de R$ 530 mil, a Praça Alto do Céu foi entregue a população de Mandacaru pelo prefeito Luciano Cartaxo em dezembro do ano passado. Desde então o local, além de servir como espaço para recreação, oferece opções de lazer e cultura, ampliando a qualidade de vida na região.