Prefeito abre curso de ‘Formação Continuada’ e anuncia instalação da Mesa de Negociações
Os professores da rede municipal de ensino estão tendo mais uma oportunidade de se capacitar e discutir a educação da Capital durante o curso de formação continuada ‘Diálogos Educacionais’, aberto na noite desta segunda-feira (15) pelo prefeito Luciano Cartaxo. O curso acontece até esta terça-feira (16), no ginásio da Unipê, onde também aconteceu a solenidade de abertura. Na ocasião, o prefeito anunciou a instalação da Mesa Permanente de Negociação da Educação.
O prefeito Luciano Cartaxo afirmou que o momento foi importante por ser a síntese da política que tem sido desenvolvida na Prefeitura de João Pessoa. “O diálogo é uma de nossas marcas, principalmente com os servidores. Nesta experiência poderemos usar esta ferramenta para conquistar ainda mais qualidade e capacitação profissional. Temos investido muito em educação, mas sabemos que investir na qualidade do ensino é fundamental. Só com a dedicação e a paixão do profissional da educação podemos avançar”, complementou.
Para aprofundar o diálogo com as categorias, o prefeito anunciou a instalação da Mesa Permanente de Negociação da Educação, o que deve acontecer no próximo dia cinco de agosto. Para o secretário municipal da Educação, Luís Júnior, essa é a prova de que os próximos quatro anos serão de muito diálogo com os profissionais. “Queremos estar próximos das categorias para garantir os direitos dos profissionais e para assegurar uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens”, explicou.
O cuidado da Prefeitura em investir na capacitação profissional foi elogiado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa, Daniel de Assis. “É muito importante investir nos profissionais com diálogo, mas também com parcerias com universidades e outras instituições. Este estímulo valoriza os professores e se reflete na escola”, defendeu.
O evento também contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilberto Cruz. Além dele, estiveram presentes os vereadores Marcus Vinícius, Benilton Lucena, João dos Santos, Elisa Virgínia, Marmuthe Cavalcante, Djanilson Fonseca e Eduardo Fuba. Ainda compareceu o deputado estadual João Gonçalves.
Cultura – O evento de abertura também foi um momento de confraternização e descontração para os profissionais da educação, que dançaram e cantaram acompanhando a orquestra PB Baile. Logo depois, Cátia de França subiu ao palco para cantar seus sucessos. A paraibana está sendo, ao lado de Elba Ramalho, homenageada pelo Ano Cultural 2013 nas escolas municipais.
O curso – O evento, que tem o intuito de proporcionar o aprimoramento das práticas pedagógicas, enfocando a temática Gestão, Currículo e Avaliação, continua nesta terça-feira. Durante todo dia, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, haverá a realização de oficinas pedagógicas voltadas para professores, gestores, apoio e especialistas. Ao todo vão ser 31 oficinas divididas em sete segmentos espalhadas em 70 salas de aula.
Um dos destaques do evento é o espaço dado a diversos profissionais do Município, que foram convidados para ministrar oficinas e mediar debates. O fato é um reconhecimento e uma forma de dar destaque aos professores e demais educadores que possuem formação adicional, como especialização, mestrado ou doutorado.
Ao final da atividade cada turma terá que fazer um relatório e encaminhar a Secretaria de Educação, que vai avaliar os documentos e discutir novamente com as escolas as melhorias adotadas em cada uma das instituições de ensino de João Pessoa.
TEMÁTICAS DAS OFICINAS:
Segmento: Gestores e Especialistas
1 – Gestão Escolar e Inovação: reflexão sobre a avaliação, o currículo e a docência
2 – Avaliação Institucional e práticas de Gestão no cotidiano escolar
3 – Organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem.
Segmento: Gestores, Especialistas e Professores; (Temas Transversais)
1 – Educação: Violência, escola e a diversidade cultural
2 – Práticas de Ensino Inclusivas
3 – Educação para a diversidade: desafios da prática escolar
4 – Diversidade étnica, cultural, sexual e religiosa: a problemática da inserção no cotidiano escolar
5 – O professor e a diversidade cultural
Segmento: Educação Infantil e Ensino Fundamental I
1 – Alfabetização e letramento
2 – Letramento: leitura e escrita
3 – Produção Textual: análise de gêneros nos anos iniciais
4 – Letramento na Educação Infantil: as muitas facetas