Prefeito abre dia ‘D’ de vacinação contra a gripe e chama a população para os postos de saúde

Por - em 616

Luciano_DiaDdeVacinação_foto_JulianaSAntos 129A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove, neste sábado (26), o dia ‘D’ de vacinação contra a gripe. A data especial, aberta durante manhã pelo prefeito Luciano Cartaxo, pretende intensificar a aplicação das doses tendo em vista a grande meta da campanha: imunizar no mínimo 80% da população que compõem o grupo de risco de contaminação pela doença. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), este grupo é composto por 168.250 pessoas na Capital.

O prefeito Luciano Cartaxo abriu oficialmente o dia ‘D’ da campanha na Unidade de Saúde da Família do bairro José Américo. “Estamos fazendo uma grande mobilização para trazer as pessoas para os postos de saúde e tomar a vacina para evitar a gripe. Temos certeza que com a participação da população faremos uma grande campanha”, afirmou.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início na última terça-feira (22) e segue até o próximo dia 9 de maio. A vacina pode ser encontrada em qualquer uma das 130 Unidades de Saúde da Família da Capital, de segunda a sexta, das 8h às 17h,  ou nas unidades móveis (ver relação ao final) somente neste dia ‘D’. A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).

Luciano_DiaDdeVacinação_foto_JulianaSAntos 028O secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou a importância de se tomar a vacina durante a campanha. “Esperamos que todos que se enquadram nos grupos de risco procurem os postos e se imunizem neste período para que a vacina possa fazer o efeito esperado antes da estação chuvosa. Estamos nos mobilizando hoje, mas esperamos a população até o dia nove para que juntos possamos evitar a gripe e as suas consequências”, declarou.

Grupo de Risco – Os grupos considerados de risco para a contaminação pela gripe, e que são prioritários na aplicação da vacina são as crianças com idade entre seis meses e cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

A aposentada Maria Lourilás Pereira, de 65 anos, procurou o posto de saúde. “Sou muito ativa, gosto de dançar, de participar dos eventos, mas a gripe sempre me deixava muito mal até eu tomar a vacina pela primeira vez, depois disso não gripei outra vez”, contou.

Luciano_DiaDdeVacinação_foto_JulianaSAntos 087A vendedora Luzineide Carneiro, de 23 anos, também não descuida. Apesar de estar fora do grupo de risco, ela faz questão de levar os filhos Miguel, de três anos, e Rafaela, de cinco. “Tomamos todos os cuidados necessários, mas a gripe sempre pega. A vacina é a melhor forma de evitar”, defendeu.

Trabalhadores da Saúde – De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica, Daniel Batista, as equipes da SMS estarão nos principais hospitais da rede pública e privada vacinando os trabalhadores da área de saúde. Deverão ser vacinados nos hospitais 21 mil trabalhadores, deixando mais livre as Unidades de Saúde da Família para a vacinação dos outros públicos.

Priorização – A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.Luciano_DiaDdeVacinação_foto_JulianaSAntos 194

Reações adversas – Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção e eritema. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar é uma forma de prevenir o contágio pela gripe. Também é recomendado cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal. Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.

 

RELAÇÃO DOS POSTOS MÓVEIS

 

DISTRITO SANITÁRIO I

Bompreço (Praça Castro Pinto)

DISTRITO SANITÁRIO II

Supermercado Atacadão

 

DISTRITO SANITÁRIO III

 

Shopping Sul

Carrefour Bancários

DISTRITO SANITÁRIO IV

Hiper Bompreço – Lagoa

Supermercado Extra

Shopping Tambiá

 

DISTRITO SANITÁRIO V

 

Hiper Bompreço – Br

Manaíra Shopping

Mag Shopping

Supermercado Pão-de-açúcar

 Hospital da Unimed