Prefeito autoriza cirurgias e assina termos de inclusão em habitação e renda

Por - em 650

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou, na manhã desta quinta-feira (7), o termo de autorização para início das cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência doméstica no Hospital Municipal Santa Isabel. A medida foi oficializada em solenidade incluída na programação do “Mês de Afirmação da Cidadania da Mulher”. Na oportunidade, o prefeito ainda assinou termos para a ampliação do número de habitações populares destinadas às mulheres incluídas em centros de referência e para a abertura de linhas de crédito especiais junto ao Empreender Mulher.

Os termos foram assinados junto com o secretário de Saúde, Lindemberg Medeiros; com a secretária de Habitação, Socorro Gadelha; e do secretário adjunto do Trabalho, Emprego e Renda, Lucius Fabiani. Para o prefeito Luciano Cartaxo, as medidas adotadas mostram o compromisso do governo com as mulheres.

“Isso mostra que esse governo tem compromisso com as mulheres. O Hospital Santa Isabel vai passar a ter um foco tanto nas cirurgias quanto no acompanhamento psicológico das vítimas. Também estamos garantindo habitação proporcionando dignidade e cidadania. Junto a isso, temos o Empreender, que mostra que é possível ter uma política pública específica para a geração de emprego para as mulheres”, declarou Luciano Cartaxo.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges, se mostrou emocionada com a conquista. “O número de mulheres vítimas de violência doméstica é alarmante e esta é uma pauta mundial. É um compromisso da Prefeitura Municipal de João Pessoa o empenho em atitudes que modifiquem esta realidade. Essas mulheres vão poder ter acesso às cirurgias e serão acompanhadas por diversos profissionais. Já temos mulheres inscritas e quem quiser ter acesso precisa apenas procurar o Centro de Referência Edinalva Bezerra”, explicou.

O secretário Municipal da Saúde, Lindemberg Medeiros, destacou a importância do trabalho em conjunto. “O Governo quer recuperar a dignidade de mulheres agredidas com o auxílio de profissionais que vão acolhê-las, ouvi-las e trabalhar os problemas existentes. É uma tarefa de todos nós procurar formas de educar a população e garantir a existência de um respeito mútuo”, destacou.

A reconquista da dignidade da mulher também foi destacada pelo diretor-geral do Hospital Santa Isabel, Tarcísio Campos. “É uma honra poder colocar em prática esse programa de cirurgias reparadoras. Aqui o serviço de referência vai encontrar condições adequadas para tratar não apenas as condições físicas das pacientes, mas também prepara-las para que possam ser recolocadas no dia-a-dia de sua vida”, afirmou.

Homenagem – No início da solenidade, a primeira-dama do município, Maísa Cartaxo, prestou uma homenagem à todas as mulheres. Ela presenteou Edineide Soares da Silva, paciente do Hospital Santa Isabel, com um buquê de flores. “Fiquei muito feliz de ter sido escolhida para representar as mulheres nessa homenagem. Passei por momentos de grande dificuldade por ter problemas no meu útero e logo no mês de janeiro pude ter a atenção necessária e fazer minha cirurgia. Sou muito grata à equipe”, afirmou Edineide, que também possui deficiência física.

O processo – O encaminhamento das cirurgias reparadoras será dado pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. O local oferece acolhimento, orientação psicossocial e jurídica, além de dar o encaminhamento necessário às mulheres que se encontram em situação de risco ou foram vítimas de agressões.

O Hospital Santa Isabel será incluído na rede de assistência à mulher vítima de violência de gênero para prestar assistência com uma equipe multidisciplinar, composta por quatro cirurgiões plásticos, dois cirurgiões gerais, dois ginecologistas e dois fisioterapeutas, além de enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

Mês da Mulher – A programação do Mês de Afirmação da Cidadania das Mulheres continua nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. a partir das 19h, na Praça Rio Branco, acontecerá o show “Elas – Encontro de Gerações”, com a participação da cantora e compositora paraibana Cátia de França e as bandas Absurdos e Toque de Saia. Também haverá caminhadas nos bairros Funcionários, Mangabeira e no Centro.

A programação especial vai durar cerca de um mês, se estendendo até o dia cinco de abril. Estão previstas a realização de palestras, estação de serviços de saúde, caminhadas, passeios ciclísticos, oficinas e seminários. Também faz parte do cronograma apresentações culturais e eventos de implantação de diversos serviços públicos voltados para a mulher.