Prefeito autoriza obras de escola de tempo integral que vai abrir 500 vagas para novos alunos
A integração entre o ensino regular e atividades esportivas e culturais passará a ser uma realidade para cerca de 500 crianças do Alto do Mateus. Isso será possível com a construção da primeira escola de tempo integral do bairro, que foi autorizada na manhã desta segunda-feira (19) pelo prefeito Luciano Cartaxo. A obra está localizada na Rua Abrózio R. de Sousa, vizinho à Escola João XXIII.
“Essa é uma obra que vai ampliar o acesso à educação. O aluno chega à escola pela manhã, saindo apenas no final da tarde, com direito a todas as refeições e participando de atividades que vão além da sala de aula e possibilitam o seu crescimento como cidadão”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “Queremos consolidar este padrão para que as crianças possam aproveitar ainda mais o convívio escolar”, complementou.
A secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira, destacou o impacto da obra para o bairro. “Este é um equipamento que foi muito desejado pela comunidade e que vai nos dar a oportunidade de trabalhar melhor a questão social no desenvolvimento dessas crianças e de envolver a família em todo o processo educacional, o que é fundamental para o sucesso dos alunos”, declarou.
A obra – A escola de tempo integral será construída com recursos da ordem de R$ 3,4 milhões, oriundos do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A estrutura vai contar com 12 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, recreio coberto, refeitório, ginásio poliesportivo e uma bateria de banheiros específicos para escolas de tempo integral, com chuveiros e vestiário.
A obra pretende ampliar a oferta do ensino integral, que garante educação regular em um turno e acesso a atividades esportivas, culturais, recreativas e de reforço escolar, além de receberem quatro refeições diárias. A nova escola ainda vai contar com climatização em todas as salas, além de uma central de monitoramento por câmeras, dentro do programa “Escola Segura”.
Ensino – A unidade do Alto do Mateus vai receber 500 alunos da Pré-Escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é que até 2016 a PMJP consiga suprir toda a demanda reprimida no bairro para crianças de 4 e 5 anos de idade.
Atualmente, a cidade de João Pessoa conta com 95 escolas, sendo 14 em tempo integral. Até o final do ano, cinco novas unidades estarão com obras em andamento. Além do Alto do Mateus, serão beneficiados os bairros João Paulo II, Mumbaba (Cidade Verde), Gramame (Colinas do Sul) e Loteamento Colinas do Sul II.