Prefeito destaca responsabilidade com a população no lançamento do Serviço de Cardiologia
“A Prefeitura de João Pessoa está assumindo de forma definitiva a responsabilidade de oferecer atendimento cardíaco para a população”. Foi com estas palavras que o prefeito Luciano Cartaxo autorizou, na manhã desta segunda-feira (7), o funcionamento do Serviço de Cardiologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), com um investimento de R$ 1,3 milhão. Na mesma ocasião, a PMJP ainda inaugurou as novas instalações do Laboratório de Análises Clínicas da unidade hospitalar.
“Um ato como este mostra que estamos enfrentando o desafio de reestruturar a saúde de João Pessoa. E estamos fazendo isso de forma construtiva e harmoniosa”, destacou Luciano Cartaxo. “A implantação do Serviço de Cardiologia significa que o Município toma para si mais uma responsabilidade. Vamos oferecer um serviço ousado e com a qualidade necessária para salvar muitas vidas. Com muita determinação vamos conseguir entregar um sistema de saúde cada vez melhor a João Pessoa”, complementou.
O vice-prefeito Nonato Bandeira destacou o compromisso do Governo de colocar em prática todos os compromissos assumidos. “Luciano Cartaxo sempre afirmou que em seu Governo a saúde seria prioridade e este compromisso está sendo concretizado, não eram palavras vazias. Hoje, aqui no Santa Isabel, estamos acompanhando mais uma prova dessa vontade de fazer cada vez mais e melhor por quem realmente precisa”, afirmou.
As conquistas no setor foram destacadas pelo secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio. “Não é fácil resolver todas as necessidades de um serviço de saúde, mas nós estamos enfrentando o desafio e fazendo o sistema funcionar. Tudo com muito esforço e planejamento”, destacou.
A diretora-geral do Hospital Santa Isabel, Aleuda Nágila, falou sobre como esta atitude foi essencial para a implantação do serviço de cardiologia. “Esse serviço foi muito desejado e cuidadosamente planejado. Por isso vai funcionar com estrutura de alta qualidade, dentro da meta inegociável do Santa Isabel, que é oferecer qualidade e resolubilidade”, declarou.
A solenidade foi prestigiada por parlamentares, religiosos e membros de destaque da classe médica e acadêmica da Paraíba. Estiveram presentes o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, que concedeu sua benção ao equipamento; o deputado estadual Anísio Maia; os vereadores Luís Flávio, Djanilson Fonseca, Helton Renê, Chico do Sindicato e Professor Gabriel; as reitoras da UFPB, Margareth Diniz, e da Unipê, Ana Flávia Pereira; e o presidente da Sociedade Paraibana de Cardiologia, Alexandre Negri.
Estrutura – O Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Isabel vai funcionar de forma referenciada, recebendo os pacientes encaminhados pela rede de urgência e emergência da Capital. Para isso, foram preparadas uma sala de observação; três salas vermelhas, que recebem pacientes em estado grave; três amarelas, para o acompanhamento de pacientes estabilizados; seis leitos de UTI e 20 leitos de clínica cardiológica. Outra novidade é a dedicação exclusiva de uma ambulância de serviço móvel, equipada com toda a aparelhagem necessária para o atendimento cardiológico.
O Santa Isabel contará com equipes médicas trabalhando em regime de plantão 24 horas, qualificados para assistência a pacientes com os mais variados graus de complexidade e gravidade. Eles terão acesso a um sistema inteligente, que vai facilitar os encaminhamentos e garantir a eficiência do atendimento. O objetivo é identificar com rapidez os casos de alto risco e garantir diagnósticos precoces, seguidos do tratamento e acompanhamento adequados.
Entre os profissionais envolvidos no serviço estão nove médicos cardiologistas, nove intensivistas (dedicados ao atendimento do paciente internado em unidades emergenciais, tais como pronto-socorro e UTI) e nove clínicos gerais, além de enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e outros profissionais.
Novo laboratório – O evento também foi uma oportunidade para o prefeito Luciano Cartaxo inaugurar as novas instalações do Laboratório de Análises Clínicas Geórgia Viana, que fica localizado no HMSI. As obras, que fazem parte da política de recuperação e reestruturação do serviço de saúde da Capital, custaram cerca de R$ 490 mil na obra. Com os investimentos, a demanda será ampliada para 6,5 mil exames mensais, em diversas especialidades.
Daniella Barbosa, responsável pelo laboratório, destacou que as novas instalações vão propiciar mais conforto para os funcionários e usuários, além de ampliar a capacidade de atendimento. “Este laboratório, com destaque para a microbiologia, já se configura como o melhor em funcionamento na Paraíba. A população vai poder contar com diagnósticos e resultados precisos por contar com o que existe de mais moderno em termos de equipamentos e automação”, explicou.
O laboratório realiza exames na área de hematologia, bioquímica, uroanálise, medição de íons, imunologia e marcadores cardíacos, além de ser responsável pelo serviço de microbiologia/bacteriologia dos quatro hospitais do município. Por mês, a equipe realizava 2,5 mil exames.
Antes da reforma, o serviço dava suporte a exames pré-operatórios e atendia uma média de 50 usuários externos por dia. Com as novas instalações, esse quantitativo subirá para 150 exames diários. “O serviço está preparado e equipado para o funcionamento da cardiologia, com todos os exames relacionados a essa necessidade”, garantiu Daniela.
Homenagem – Durante a cerimônia, a bioquímica Geórgia Viana, que faleceu vítima de uma hepatite e dá nome ao Laboratório, foi homenageada. Emociona, a mãe de Geórgia, Eliane Guerreiro, agradeceu a todos. “Ela não está mais entre nós, apenas em nossa memória e nos nossos corações. Com este ato, Geórgia passa a fazer parte, também, da memória da cidade de João Pessoa”, afirmou.