Prefeito entrega enxovais e beneficia mais 200 recém-nascidos na Capital

Por - em 1050

Arthur Araújo

Os cuidados essenciais de higiene e conforto serão garantidos para mais 200 recém-nascidos de João Pessoa. Ainda na barriga das mães, eles serão beneficiados com o programa “Um novo olhar para o nascer”, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), ação que garante o enxoval para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A entrega será feita pelo prefeito Luciano Cartaxo, a partir das 9h desta sexta-feira (29), no pátio da Secretaria Municipal do Planejamento, e faz parte da programação de encerramento da Semana do Bebê.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou que a PMJP oferece toda uma rede de serviços para atender as crianças desde os primeiros dias de vida. “Esse acompanhamento acontece desde a gestação e segue por toda a vida da criança, com educação de qualidade nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e nas escolas. Com a entrega destes kits, também garantimos um cuidado especial para eles em casa, ajudando às mães que não podem comprar o enxoval”, afirmou.

Cada gestante contemplada vai receber um kit com colchão e lençóis de berço, cueiro, mosquiteiro, fraldas descartáveis e de tecido, roupinhas para o bebê, banheira, produtos de higiene e toalhinha de banho, entre outros itens. Os enxovais são financiados com recursos próprios da PMJP.

Critérios – Para ter direito ao benefício, as mães precisam ser encaminhadas por qualquer um dos 11 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital. Elas devem atender aos critérios de vulnerabilidade social e estarem sob acompanhamento da Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, sendo detentora do cartão da gestante.

Os enxovais são entregues pelo Balcão de Direitos, ligado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes). De acordo com a secretária, Marta Moura, a Prefeitura tem trabalhado para garantir mais cidadania e dignidade desde o nascimento.

Semana do Bebê – A Semana do Bebê está acontecendo desde o último dia 25 de maio em 17 municípios brasileiros, com o objetivo de tornar prioridade o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos. Em João Pessoa, a programação da engloba ações de doação de fraldas, palestra sobre alimentação da gestante, oficinas de shantala e contação de histórias.

A atividade é uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa (ICC), que escolheu João Pessoa após uma análise prévia que considerou as principais necessidades dos municípios e a consolidação de projetos que podem virar realidade. O município já participa do Programa Infância Ideal, iniciativa do ICC que visa complementar e fortalecer ações desenvolvidas em favor de bebês e crianças pequenas.