Prefeito entrega UPA do Valentina e defende saúde estruturada e humana
Em torno de 200 mil pessoas contam com um novo padrão em atendimento de urgência e emergência na zona sul de João Pessoa desde a manhã desta quinta-feira (21). A data foi marcada pela inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, no bairro Valentina Figueiredo, entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo. A unidade, orçada em R$ 3,2 milhões, tem capacidade para mais de 400 atendimentos diários em diversas especialidades.
A nova UPA da Capital possui 2,2 mil metros quadrados de área e conta com seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade ainda possui 14 leitos pediátricos e adultos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento.
“Este é um grande investimento que garante mais qualidade e estrutura para a nossa rede de saúde pública”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “A obra pública precisa ter qualidade e estar próxima da população, por isso tenho certeza que esta UPA vai melhorar muito a vida do povo de toda a zona sul de João Pessoa. Estamos garantindo as condições de trabalho ideais para os profissionais e tenho certeza que isso será revertido em um atendimento de muita qualidade”, complementou.
Instalações – Trezentos servidores compõem os quadros da UPA do Valentina, entre médicos (clínicos gerais, ortopedistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos e técnicos de diversas especialidades.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Mônica Rocha, a UPA funcionará 24 horas por dia, durante toda a semana. “A perspectiva é que o novo serviço receba toda a demanda em urgência e emergência da região Sul da cidade, reduzindo a sobrecarga de atendimentos no Hospital do Valentina e no Ortotrauma de Mangabeira”, explicou.
Saúde perto de casa – Para a população, o grande benefício da UPA vai ser o atendimento 24 horas perto de casa, como relatou a aposentada Verusca Machado, de 78 anos. “Quando precisava de atendimento, ia para um hospital longe, que estava sempre lotado. Além disso, eu tinha que esperar muito. Agora temos essa estrutura tão grandiosa e bonita na nossa rua”, declarou.
O sentimento foi confirmado pela dona de casa Elizabeth Araújo, de 47 anos. “Foi muito importante pra gente poder receber essa unidade aqui no Valentina. Esse bairro passou mito tempo sem um hospital que desse conta de atender toda a população e agora isso está resolvido. O espaço ficou muito bonito e completo”, declarou.
Homenagem – Seguindo Projeto de Lei de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti, a UPA do Valentina foi batizada com o nome do farmacista Célio Pires de Sá, pai do prefeito Luciano Cartaxo. O homenageado, que faleceu no ano de 2011, foi representado pela sua esposa, Lúcia Cartaxo. Na ocasião, ela recebeu um buquê de flores das mãos do filho. O prefeito falou sobre a emoção de homenagear o pai com a entrega de uma obra tão importante para a saúde de João Pessoa.
Acesso facilitado – Preocupada em garantir maior facilidade e rapidez no acesso à unidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa está pavimentando todas as ruas que se encontram no entorno da Unidade de Pronto Atendimento do Valentina.
Obras na Saúde – Desde janeiro do ano passado, a prefeitura já entregou duas novas Unidades de Saúde da Família (USF) e a reforma de mais nove unidades. Entregou também o Centro de Tratamento da Dor no Ortotrauma de Mangabeira; novas instalações do Caps Gutemberg Botelho e do Centro de Referência na Saúde do Trabalhador; além de 23 novas ambulâncias do Samu.
Só no Hospital Santa Isabel, a PMJP entregou o Centro de Estudos, novas instalações do Laboratório de Análises Clínicas e reabriu o serviço de cardiologia. Convocou, ainda, 638 aprovados no último concurso público da Secretaria Municipal de Saúde e regulamentou para 30 horas a jornada de trabalho para os profissionais de Enfermagem e Psicologia.