Prefeito inaugura e inicia atendimentos da UPA Cruz das Armas no próximo dia 28

Por Flávio Asevêdo - em 3735

visita_prefeito_upacruzdasarmas_foto_julianasantos-101A UPA Cruz das Armas já está pronta, terá capacidade de atender uma população de 200 mil habitantes nos serviços de urgência e emergência 24 horas por dia e estará aberta a partir do próximo dia 28. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou a nova Unidade de Pronto Atendimento, na manhã desta quinta-feira (1º), e anunciou a data oficial da inauguração. Com um investimento de mais R$ 6,2 milhões, a atual gestão amplia de uma para três UPAS na cidade e melhora a qualidade dos serviços de saúde na Capital.

“Vamos fazer a entrega e iniciar o funcionamento deste grande equipamento da área de Saúde. Eu diria que é uma ousadia em um momento como esse a Prefeitura ter a condição de entregar a UPA já em funcionamento, devido à crise que o País passa e à falta de recursos do Governo Federal, principalmente na questão da manutenção de equipamentos como esse. Mas, com nosso compromisso e o planejamento que fizemos ao longo do ano, teremos a oportunidade de fazer mais esta entrega”, afirmou Luciano Cartaxo.

visita_prefeito_upacruzdasarmas_foto_julianasantos-148O prefeito explicou que, nesta sexta-feira (2), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançará o edital para a convocação dos profissionais que vão trabalhar na UPA. Eles passarão por um treinamento e capacitação para iniciarem os atendimentos. “Estaremos fazendo um acompanhamento preparatório com estes profissionais para que no dia 28 todos estejam prontos para o início dos trabalhos”, explicou. A UPA irá atender toda a região polarizada pelo bairro de Cruz das Armas, como Jaguaribe, Centro, Alto do Mateus e Funcionários.

A UPA de Cruz das Armas será articulada com a Estratégia da Família, Atenção Básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades de Saúde da Família. O sistema de acolhimento será realizado por enfermeiros e se baseia na classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. As UPAS funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

O local conta com salas de raio X, engessamento, salas de suturas, aplicação de medicamentos, coleta de material para análises laboratoriais, postos de enfermagem, refeitório e estacionamento para funcionários, público em atendimento e unidade do Samu. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação.visita_prefeito_upacruzdasarmas_foto_julianasantos-020

Mais entregas – Durante a visita à UPA Cruz das Armas, o prefeito anunciou um pacote de mais seis obras que serão entregues este mês de dezembro, que juntas, somam mais de R$ 20 milhões. Além da UPA, a população de João Pessoa vai ganhar mais quatro escolas com estrutura reformada e melhorias nas áreas de recreação, cantinas, acessibilidade, salas de aula, entre outros. São elas, a Escola Municipal José Américo, Escola Municipal Ana Nery, Escola Municipal Damásio Franca e Escola Municipal Dom Helder Câmara.

Na área da Habitação, o prefeito vai entregar a primeira etapa do condomínio residencial Vista Alegre, em Gramame, beneficiando 192 famílias, que vivem em situação precária na Comunidade Capadócia, no Colinas do Sul, ou no antigo Hotel Tropicana. Na área da Saúde, além da UPA, também será entregue, em Mandacaru, a Unidade de Saúde da Família Alto do Céu totalmente reformada.