Prefeito participa do reinício do ‘Compra Direta Local’ e destaca apoio à agricultura familiar

Por - em 532

26-09-13-Banco de Alimentos_foto_Alessandro-Potter_008O prefeito Luciano Cartaxo participou no início da tarde desta quinta-feira (26) do reinício do projeto Compra Direta Local (CDL) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O CDL que é coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Trabalho, Produção e Renda, além da Associação de Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort), trabalha com a compra direta de alimentos produzidos por agricultores do programa ‘Cinturão Verde’.

“É com muita alegria que estamos aqui hoje no reinício desse programa tão importante para os agricultores e também para as pessoas que se encontram em situação de risco alimentar na nossa cidade. O ‘Compra Direta’ é uma demonstração de que a Prefeitura de João Pessoa e o Governo Federal querem sempre apoiar mantendo a qualidade de vida da população. Nossa disposição é de cuidar bem das famílias e estamos fazendo isso”, destacou o prefeito.

Segundo a secretária da Sedes, Marta Moura, a realização da compra dos alimentos, a PMJP doa diretamente ao banco de alimentos municipal, que atende 125 instituições cadastradas, além das cinco cozinhas comunitárias, beneficiando assim cerca de 67 mil pessoas. “Esse projeto é de fundamental importância para que possamos garantir mais qualidade de vida às pessoas que vivem em situação de risco alimentar”, garantiu.

O diretor de alimentos da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, Anselmo Rodrigues, destacou o trabalho com as famílias de produtores rurais. “É uma satisfação conviver diretamente com os trabalhadores do campo. A Prefeitura de João Pessoa está, sem dúvida, de parabéns por valorizar a produção dessas pessoas com o programa Compra Direta”, disse.

Para o representante do Conselho Rural de João Pessoa, Demas Joaquim, foi gratificante receber no reinício do Compra Direta o prefeito Luciano Cartaxo. “É uma honra receber pela primeira vez um prefeito de João Pessoa nessa ocasião. Só tenho que parabenizar a Prefeitura pelo trabalho realizado com essas famílias de agricultores e também por conceder essa oportunidade aos produtores rurais que colocam na mesa de muitas famílias um alimento sem o uso de agrotóxico”, frisou.

Em João Pessoa, o Cinturão Verde representa cerca de 30% dos agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos e os participantes têm a garantia de compra de seus produtos pela PMJP.

O programa – Os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Direta Local são ações do Fome Zero e promovem o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar. Os programas também promovem a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Na modalidade, o agricultor familiar comercializa diretamente alimentos de acordo com padrões de qualidade que são determinados pelos órgãos regionais competentes em um limite de R$ 4,5 mil por ano.