Prefeito recebe estudantes vencedores da Olimpíada Latino-Americana de Robótica
O prefeito Luciano Cartaxo recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal (CAM), a visita dos estudantes da Rede Municipal de Ensino que participaram da Olimpíada Latino-Americana de Robótica. O evento, que aconteceu de 19 a 22 de outubro, na cidade de São Carlos (SP), premiou quatro escolas de João Pessoa, garantindo vagas para a RoboCup 2015, que acontecerá na cidade de Hefei, na China.
“Este é o resultado de um grande trabalho de equipe. Professores, diretores e alunos mostraram muito envolvimento e agora vemos os resultados”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Nossa gestão tem mostrado uma atenção especial a este setor porque sabemos do potencial de nossos alunos e acreditamos muito neles. Estamos todos muito orgulhosos”, afirmou.
A cidade de João Pessoa foi premiada com a Escola Municipal Apolônio Sales, de Cruz das Armas, que conquistou o primeiro lugar na categoria “RoboCupJr Dance Primary” (dança com robô). “Ficamos muito felizes com o resultado e só podemos agradecer ao apoio de todos, que nos ajudaram e incentivaram em todos os momentos para que alcançássemos nosso sonho”, afirmou o aluno do 7º ano, Anderson Gabriel, de 12 anos.
Na mesma categoria, as escolas General Rodrigo Otávio, do Bairro dos Estados, e Américo Falcão, do Cristo Redentor, alcançaram o terceiro e quarto lugares respectivamente. Outra escola que subiu ao pódio foi a Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima, dos Funcionários II, segunda colocada na categoria “RoboCupJr Rescue B” (ação resgate), na qual concorreu com instituições de nível superior.
O secretário municipal da Educação, Luís Júnior, destacou que todas as escolas participantes são vencedoras, por ter ido a um evento tão importante e competido em pé de igualdade com escolas privadas e de nível superior. “Esta é uma amostra do que pode fazer todo um trabalho de suporte e incentivo. É o fruto de muito planejamento e trabalho, e do talento de nossos alunos e educadores”, avaliou.
Suporte – De acordo com Flávia Nadja, que coordena o projeto RoboEduJP ao lado de Sineide Andrade, os resultados vieram com a ampliação do investimento no setor. “Hoje todas as escolas da Rede Municipal são contempladas com o material e a formação necessária para se investir em robótica. É um mérito dos alunos e o resultado de um grande planejamento da gestão municipal”, afirmou.
O professor Tarcísio Luís de Carvalho, da Escola Apolônio Sales, destacou a estrutura oferecida aos estudantes. “Eles tiveram todo o acompanhamento na elaboração dos projetos e todo um suporte na competição, com passagens, hospedagens e um amparo técnico digno do time de ponta que eles de fato são”, afirmou.