Prefeito recepciona profissionais da UPA Cruz das Armas em primeiro dia de treinamento
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inicia nesta terça-feira (20) o treinamento dos profissionais convocados para trabalhar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas. O primeiro dia de capacitação contará com a presença do prefeito Luciano Cartaxo e acontecerá a partir das 14h em uma casa de recepções no Bairro dos Estados.
Ao todo, foram convocados 280 profissionais de nível médio e superior após passarem por um processo seletivo simplificado que teve início em junho deste ano. O contrato de trabalho vigorará por prazo determinado de seis meses.
Os profissionais selecionados são médicos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, agente administrativo, assistente social, recepcionista, técnico em radiologia, enfermagem, laboratório e informática, auxiliar de serviços gerais, faturista, almoxarife, maqueiro, condutor e vigilante.
“O primeiro dia será um acolhimento aos profissionais selecionados, com a apresentação do que é a Rede Municipal de Saúde, com foco nos serviços de urgência e emergência”, explicou Maria Dorinha Macedo, diretora de gestão hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
No decorrer da semana, os profissionais convocados receberão treinamento em campo, atuando de acordo com suas funções nas UPAs em funcionamento, acompanhados pelos diretores e profissionais dos serviços de urgência e emergência.
UPA – A UPA Augusto Almeida Filho começará a funcionar no próximo dia 28 e será articulada com a Estratégia da Família, Atenção Básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades de Saúde da Família. O sistema de acolhimento será realizado por enfermeiros e se baseia na classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
A unidade conta com salas de raio X, engessamento, salas de suturas, aplicação de medicamentos, coleta de material para análises laboratoriais, postos de enfermagem, refeitório e estacionamento para funcionários, público em atendimento e a unidade do Samu. Quando o usuário chega às UPAs, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação.