Prefeito se reúne com conselheiros eleitos e reforça compromisso pelos direitos da criança e do adolescente
Arthur Araújo
O prefeito Luciano Cartaxo se reuniu na tarde desta quinta-feira (5) com os 35 conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2016-2020 na Capital. O encontro contou com a participação de diversas instituições envolvidas na causa de proteção da criança e do adolescente e que foram parceiras durante o processo de realização do pleito.
Os novos conselheiros tutelares foram parabenizados pelo prefeito, que ressaltou a intenção do processo seletivo de buscar os nomes mais qualificados. “Esse grupo pode se orgulha e ter a segurança de que passaram por um processo limpo e transparente. Os conselheiros são parte fundamental da garantia de direitos a crianças e adolescentes, e somam seus esforços aos da gestão municipal, que tem apostado na educação como forma de garantir o futuro de nossas crianças”, afirmou.
Um dos parceiros na condução do processo, o Ministério Público foi representado pelo promotor da Criança e do Adolescente, Arley Escorel. “Essa foi uma eleição muito difícil, mas que não teve absolutamente nenhuma ocorrência capaz de trazer qualquer mácula ao seu resultado. Hoje temos que promover um trabalho cada vez mais próximo entre os conselheiros tutelares e a gestão municipal, para focar na dívida eterna e impagável que temos com nossas crianças e adolescentes”, declarou.
Os 35 eleitos irão atuar nas sete regiões em que o município foi dividido quanto à atuação dos Conselhos Tutelares. São elas: Norte, Sul, Mangabeira, Sudeste e Praia, além das regiões do Valentina Figueiredo e Cristo Redentor, criadas durante a atual gestão municipal.
O conselheiro Rodrigo José destacou a imparcialidade com que o pleito foi realizado. “Ficamos muito satisfeitos por entender que todos os envolvidos trataram o processo com a maior lisura possível e por isso podemos hoje agradecer a todos eles pela forma como tudo foi conduzido”, declarou.
O secretário municipal do Desenvolvimento Social, Eduardo Pedrosa, abriu as portas da gestão para ampliar e reforçar o trabalho dos conselhos. Já o secretário adjunto, Joubert Fonseca, destacou o momento de grande relevância para a luta em defesa das crianças. “Esse evento é um marco por mostrar a construção de uma agenda de relações entre a gestão e os conselheiros, e que se inicia antes mesmo da posse dos eleitos. Vivemos um novo momento na luta pelos direitos de crianças e adolescentes”.
Ainda participaram do encontro representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Desenvolvimento dos Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), órgão responsável pela elaboração das provas que foram parte do processo de seleção.