Prefeito visita conclusão das obras de revitalização do Pavilhão do Chá

Por Flávio Asevêdo - em 885

luciano_visita_obra_pavilhao_foto_dayseeuzebio-10O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou a conclusão das obras do projeto de revitalização da Praça Venâncio Neiva e do Pavilhão do Chá, no final da manhã desta sexta-feira (25) e comemorou a decisão da Justiça de anular o embargo às obras. Segundo ele, este é mais um equipamento que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) recupera no Centro Histórico e devolve à cidade revitalizado e preparado para oferecer serviços à população. “Queremos dar vida ao Centro da nossa cidade para que ele volte a ser um polo comercial, turístico e cultural”, afirmou.

De acordo com Luciano Cartaxo, a parte física da obra da Praça Venâncio Neiva já está pronta, faltando apenas a instalação dos equipamentos para que o Pavilhão do Chá passe a funcionar. “O Pavilhão do Chá, tem um significado histórico e cultural muito importante para a cidade. A praça já está toda recuperada, revitalizada, então com a decisão da Justiça no sentido de que a gente pode efetivamente fazer a conclusão da obra, estamos fazendo esta visita para já na próxima semana fazer definitivamente a entrega deste equipamento à população”, afirmou.

luciano_visita_obra_pavilhao_foto_dayseeuzebio-11De acordo com a decisão do juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital, João Batista Vasconcelos, apesar de embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Paraíba (Iphaep), a obra realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa já havia sido aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e preserva todas as concepções originais do espaço. Além disso, as benfeitorias realizadas pela PMJP, tais como a instalação de estruturas de vidro, possuem caráter reversível e não afetam estruturalmente o coreto do Pavilhão do Chá.

 Investimento no Centro Histórico – A PMJP vem realizando uma série de intervenções no Centro da cidade, revitalizando equipamentos históricos para que eles ganhem funcionalidade para a população. No Pavilhão do Chá, por exemplo, irá funcionar uma nova agência do Banco Cidadão e um núcleo de atendimento do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Secretaria da Receita Municipal (Serem).

“Este é um investimento importante e uma conquista da população. Foi assim com a Praça João Pessoa, Praça 1817, com a Lagoa, Hotel Globo, Praça da Independência, Casa da Pólvora. E agora chegou a vez da revitalização do Pavilhão do Chá. Algo que a gente considera fundamental é dar vida ao Centro da cidade. E para dar vida a gente tem que ter serviços, infraestrutura, iluminação, moradia, câmeras de monitoramento, como estamos fazendo para que o Centro volte a ser um polo econômico, turístico e cultural”, declarou.luciano_visita_obra_pavilhao_foto_dayseeuzebio-8

Obras – O projeto realizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), contemplou a praça com a padronização da grama e novas espécies vegetais, resgatando a marcação dos passeios previstos nos registros históricos, a substituição dos bancos existentes (sem valor histórico), mantendo-se apenas a localização dos mesmos, conservação dos postes, respeitando-se o princípio de historicidade, como também a inserção de novos postes, manutenção e relocação dos telefones públicos da área central para as extremidades da praça e manutenção e restauração do busto Venâncio Neiva.

A obra também compreendeu serviço de limpeza e pintura das fachadas e elementos compositivos, serviço de limpeza e impermeabilização das lajes de concreto, restauração do piso atual externo e interno, restauração da escadaria em madeira e da estrutura metaliza e dos elementos vítreos do lanternim. A estrutura histórica do Pavilhão do Chá foi preservada mesmo com a oferta dos serviços que passarão a funcionar no local.