Prefeito visita obras da Lagoa e destaca conclusão da primeira etapa de alargamento do anel externo

Por - em 726

Arthur Araújo

Prefeito_visistaObradaLagoa_foto_JulianaSantos (7)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) conclui, nesta sexta-feira (7), a primeira etapa dos serviços de alargamento do anel externo da Lagoa do Parque Solon de Lucena. A obra foi visitada durante a manhã pelo prefeito Luciano Cartaxo e, quando concluída, possibilitará o fechamento do anel interno, ampliando a área destinada à circulação e lazer da população.

A primeira etapa do alargamento compreende um trecho de 340 metros, que vai da Rua Rodrigues de Carvalho até a Avenida Getúlio Vargas. O segmento corresponde a 23% do comprimento do anel externo, que possui ao todo 1,5 quilômetros (km). Durante toda a sexta-feira, o espaço receberá o último passo do serviço de infraestrutura, que é a pavimentação asfáltica.

“Estamos trabalhando para finalizar todo o anel externo e, dessa forma, retirar a circulação de veículos do anel interno”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “Quando isso acontecer poderemos dar início ao projeto urbanístico da Lagoa, que vai transformá-la em um Parque com opções de esporte, cultura, lazer e convivência para a população”, complementou.

Prefeito_visistaObradaLagoa_foto_JulianaSantos (407)De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Cássio Andrade, a previsão é de que todo o anel externo esteja pronto no final do mês de setembro. “Fizemos a troca do solo e a pavimentação, o que finaliza o trecho. Quando todo o anel externo estiver pronto a Semob poderá instalar a sinalização de trânsito e liberar o tráfego por essa área”, explicou.

Outra preocupação da obra foi evitar a supressão de árvores, preservando o meio ambiente e conservando a vegetação natural do Parque. Para isso, o projeto previu a criação de uma alameda onde estão as árvores, e que divide as faixas destinadas à circulação do transporte público e dos carros.

Túnel – As obras de infraestrutura para revitalização da Lagoa também estão próximas de serem concluídas. O túnel para escoamento do excesso de água alcançou os 610 metros de extensão, faltando apenas 30 metros para o término. Outros itens, como o desaguadouro – que liga a Lagoa ao túnel; e o anel sanitário – que recebe o despejo de dejetos e redireciona para a rede de esgotos, já foram concluídos.