Prefeito visita obras da UPA que vai realizar 400 atendimentos por dia

Por - em 575

27-03-14-Visita UPA Valentina_foto_Alessandro-Potter005O prefeito Luciano Cartaxo visitou, na manhã desta quinta-feira (27), as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina Figueiredo. Acompanhado do secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, ele deu continuidade às vistorias aos canteiros das principais obras da gestão. A UPA, que vai atender uma população de mais de 200 mil habitantes, conta com investimentos da ordem de R$ 3,2 milhões, em uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Governo Federal.

“Este é um equipamento essencial que vai melhorar muito o atendimento em saúde em toda a região Sul da cidade. É um grande presente para a população do Valentina Figueiredo e todos os bairros e comunidades que o rodeiam”, destacou Luciano Cartaxo. De acordo com o prefeito, as obras estão seguindo dentro do cronograma. “Em breve poderemos entregar a UPA e garantir que este serviço esteja disponível aos moradores”, garantiu.

A Unidade vai contar com seis consultórios sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Estão em fase de finalização a parte elétrica, o telhado, edificações anexas, casa de lixo e gerador. A parte hidráulica, instalação dos gases, paredes internas e colocação de bancadas já foram concluídas.

De acordo com o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a obra vai provocar uma grande mudança na atenção em saúde na região. “A UPA vai receber toda a demanda de urgência e emergência da região, o que vai permitir que o Hospital do Valentina seja exclusivamente para atendimentos pediátricos, além disso, as pequenas demandas de ortopedia serão redirecionadas, o que vai desafogar o Ortotrauma de Mangabeira”, explicou.

27-03-14-Visita UPA Valentina_foto_Alessandro-Potter001A UPA deverá realizar aproximadamente 400 atendimentos ao dia e contará com 14 leitos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento. No total 300 servidores vão compor os quadros da UPA do Valentina, entre médicos (clínicos gerais, ortopedistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos e técnicos de diversas especialidades.