Prefeito visita obras de túnel de escoamento e anel sanitário da Lagoa

Por - em 858

OBRAS TUNEL LAGOA_HD.mov_snapshot_00.18_[2014.12.01_12.22.57]2O prefeito Luciano Cartaxo realiza nesta segunda-feira (12), a partir das 8h30, uma visita de inspeção às obras de revitalização da Lagoa do Parque Solon de Lucena. Atualmente, estão em andamento os trabalhos de escavação do túnel de escoamento para o excesso de água (obra que alcançou os 373 metros de extensão) e de construção do anel sanitário, estrutura que vai impedir o despejo de esgotos no reservatório, e que já chegou aos 900 metros.

O túnel, que começa na Avenida Padre Meira, se estenderá até a Avenida Guedes Pereira, em frente ao Paço Municipal, onde se integrará à rede de canais que escoam as águas pluviais até o Rio Sanhauá. No total, ele terá 684 metros, dos quais 373 já foram escavados.  “Já completamos a fase de desassoreamento, aumentando a profundidade da Lagoa, e agora, com o túnel, poderemos resolver um dos principais problemas do Centro: as recorrentes enchentes em períodos chuvosos”, explicou Luciano Cartaxo.

A primeira parte da construção do túnel foi a escavação de um poço vertical, localizado na Avenida Padre Meira, entrada para o anel interno da Lagoa. O poço, que possui oito metros de profundidade, dá acesso ao túnel, que conta com dois metros de diâmetro, o suficiente para que homens e máquinas possam transitar com segurança.

Anel sanitário – Outra obra que está em ritmo avançado é a de construção do anel sanitário da lagoa. A estrutura, que circula todo o reservatório, conta com uma extensão de 1200 metros, dos quais 900 já foram construídos, o que representa 75% da obra. “Este anel vai receber toda a rede de esgoto, desviando este material, que antes cairia na Lagoa, para a rede de esgotos da Cagepa”, explicou o secretário municipal da Infraestrutura, Cássio Andrade.

Desassoreamento – A primeira etapa dos trabalhos no Parque Solon de Lucena, o desassoreamento da Lagoa, já foi finalizada. No total, foram retirados 219,8 toneladas de resíduos sólidos, o que aumentou para 3,8 metros a profundidade do reservatório. O trabalho incluiu o uso de uma balsa, o que possibilitou a atividade da draga em toda a área da Lagoa. Todo o material retirado foi direcionado para o uso em aterros sanitários.