Prefeitura abre inscrições para o coral ‘Vozes da Infância’

Por - em 924

O Coral ‘Vozes da Infância’, mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação (Sedec), abre inscrições para a formação de nova turma, que terá aulas ao longo de todo o ano de 2013. As inscrições estarão abertas a partir da próxima terça-feira (26) e se estende até a quarta-feira (27). Os interessados deverão comparecer às 15h na Coordenação da Escola Municipal de Artes, localizada no Casarão 34, na Praça Dom Adauto, número 34.

As atividades serão desenvolvidas pelo maestro Elias Moreira da Silva que vai ministrar oficinas para alunos e com observação de professores de música da rede municipal interessados em aprender o método. A coordenação do projeto ‘Vozes da Infância’ é de Luiz Carlos Vasconcelos.

O Trabalho com o coro infantil possui um caráter pedagógico voltado às crianças e pré-adolescentes, abordando praticamente técnicas de relaxamento e postura, exercícios do uso do corpo como expressão cênica, técnica vocal, técnicas de solfejo e técnicas de afinação. As aulas serão ministradas na sede da Escola Municipal de Artes.

As crianças e pré-adolescentes que se inscreverem para a participação no coral, passarão por um simples teste vocal, para que as vozes possam ser divididas para o trabalho de músicas em vozes iguais ou diferentes. Serão selecionados 60 alunos com idades entre nove e 14 anos. As aulas começam na segunda semana de abril com carga horária de três aulas semanais, sendo uma semana de forma intensiva, ou seja, aulas de segunda a sexta-feira.

O maestro – O responsável pelas aulas do ‘Vozes da Infância será o maestro Elias Pereira da Silva. O maestro possui uma vida dedicada ao canto coral para crianças e se destacou em países onde o estilo é levado muito valorizado. Residiu nos Estados Unidos por dez anos onde concluiu mestrado e estudos de doutorado no Southwestern Theological Seminary – Forth Worth – e na North Texas State University, ambas no Texas.

À frente do Texas Boys Choir por cinco anos, excursionou em todos os estados americanos e em vários países da Europa e Japão, tendo sido o coro proclamado por Stravinsky “O melhor coro de Meninos do Mundo”, com dois prêmios “Grammy” pela gravação do disco “The Glory of Gabrielli”.

No Brasil, atuou como Regente da Orquestra Armorial de Câmera e Coro do Conservatório Pernambucano de Música, em Recife. Regente fundador dos “Meninos Cantores de São Paulo”, foi pioneiro do trabalho do “Projeto Guri” e Regente co-fundador do Coro de Honra da Associação de Regentes de Corais Infantis -“Vozes da ARCI”. Em 1984 recebeu o Prêmio APCA de Regente Coral do Ano.

O coral – Criado em outubro de 2010, o projeto ‘Vozes da Infância’, inicialmente, seria uma ação complementar da Escola Municipal de Artes/Casa das Artes, voltado para a formação em canto coral e formação continuada. Com a concretização de seus concertos e aprimoramento das técnicas vocais, a equipe da Casa das Artes percebeu que este projeto complementar se transformou em uma faceta definitiva da escola, que terá a partir de então, como trato definitivo da linguagem musical o desenvolvimento do canto coral.

A ação se deu pela iniciativa da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que contratou o maestro Elias Moreira, de São Paulo, especialista em coros de crianças, com o objetivo de trabalhar com alguns jovens coristas e vários regentes. Em 2010 o maestro Elias retorna ao Projeto, onde passa a vir mensalmente e, durante uma semana, trabalha com os coristas e regentes locais.

A estréia do coral aconteceu em 19 de dezembro de 2010, com o concerto Sacro Natalino na Igreja de São Francisco e Concerto de Natal, no dia 25, na praia de Tambaú, no Busto de Tamandaré.