Prefeitura apresenta a vereadores Plano Municipal de Saúde para 2014

Por - em 642

Na tarde dessa quarta-feira (22), o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, fez uma apresentação da execução orçamentária da Secretaria Municipal de Saúde na Câmara de Vereadores da Capital. No encontro, o secretário elencou as principais propostas da gestão municipal para a saúde em 2014.

A apresentação teve três eixos principais: redes de atenção à saúde, plano de governo e ciclo orçamentário. Os destaques ficaram por conta da construção de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Hospital da Mulher, no bairro dos Bancários. “As UPAs atenderão áreas populacionais que carecem do serviço de pronto atendimento, e o Hospital da Mulher vai garantir cirurgias eletivas não oncológicas, reconstituição da mama e obstetrícia de baixo e médio risco”, disse.

O secretário também ressaltou a organização das portas de atenção às urgências, no sentido de fortalecer os hospitais municipais para suas vocações: Complexo Hospitalar Mangabeira (traumatologia); Santa Isabel (cardiologia); Valentina (pediatria, com expansão de leitos para internamento e abertura de leitos de UTI pediátrica); e Cândida Vargas (ginecologia e obstetrícia).

“O prefeito Luciano Cartaxo me pediu para focar no usuário e no cuidador, e é o que estamos fazendo por meio da melhoria no acolhimento com classificação de risco, do aumento da resolutividade e da valorização do servidor, que terá benefícios assistenciais, Plano de Cargos, Carreiras e Salário e qualificação profissional”, ressaltou Adalberto.

Fortalecimento – Na apresentação, o secretário de Saúde também apontou para o fortalecimento da assistência farmacêutica (com a garantia da aquisição e do abastecimento de materiais e insumos na rede municipal); da rede de Atenção Psicossocial; da política de Atenção Básica (com ampliação da cobertura das Equipes de Saúde da Família, entre outros); e da política de Saúde Bucal de baixa e de média complexidade (com ampliação da cobertura das Equipes de Saúde Bucal, aquisição de uma Unidade Móvel de Odontologia, manutenção predial, etc.).

Saúde da Mulher – Além do Hospital da Mulher, o plano para a área da saúde em 2014 também contempla incrementos na Rede Cegonha, instalada no Instituto Cândida Vargas (que é referência em parto de alto risco) e na Rede de Atenção Oncológica, com linhas de cuidado para o câncer de mama e para o câncer de colo de útero.

Afinidade – Na apresentação, os legisladores municipais tiveram acesso a ações e projetos para a Saúde na Capital, com transparência e divulgação dos avanços no setor. “A apresentação foi baseada no projeto de governo, em consonância com a política nacional das redes de Atenção à Saúde do ministério e com o objetivo de garantir os princípios e as diretrizes do SUS no âmbito da gestão municipal”, concluiu Adalberto.