Prefeitura conclui primeira turma do curso de cuidadores familiares
Luís Sousa
A turma pioneira no país do curso de cuidadores familiares concluiu as atividades de formação e qualificação profissional. A solenidade de encerramento dos alunos que integram o Distrito Sanitário V, aconteceu na tarde desta terça-feira (25), no auditório do Paço Municipal, e contou com a participação da secretária de municipal de Saúde, Mônica Rocha, e do prefeito Luciano Cartaxo.
“A cidade que tem o título de hospitaleira, ganha muito mais com profissionais que se capacitam para cuidar do próximo. Esse projeto foi pensado na integração do zelo associado à promoção da saúde das pessoas. O papel dos cuidadores familiares é importante, principalmente, porque garante a continuação da assistência que já ofertada nos outros serviços prestados pela Secretaria de Saúde”, ressaltou Luciano Cartaxo.
No Distrito Sanitário V, 107 cuidadores estão concluindo o curso. Agora, eles estão capacitados para realizar tarefas como a administração de medicamentos, acompanhamento em consultas e exames e prestação de serviços à comunidade.
“A cidade ganha, os usuários ganham e os profissionais que se capacitam e concluem este curso ganham muito mais. Trabalhamos de forma intensificada para proporcionar uma boa assistência, e esta qualificação trará mais dinâmica aos cuidados com os usuários que mais precisam, com apoio, principalmente na assistência básica ofertada pelas Unidades de Saúde”, destacou a Secretária de Saúde Mônica Rocha.
Dinâmica – O curso teve início em 26 de novembro de 2014 e além da elaboração do projeto terapêutico, contou com outras duas etapas. Na primeira, os alunos participaram de aulas presenciais, onde foi ensinado técnicas para o atendimento adequado às pessoas que precisam de cuidados especiais. Na segunda etapa, os participantes colocaram em prática o conteúdo adquirido em sala de aula e, com acompanhamento dos tutores, cuidaram de usuários que necessitam de cuidados especiais na vida cotidiana, nos cinco distritos sanitários de João Pessoa.
A diretora do Distrito Sanitário V, Joyce Lane, avaliou positivamente os alunos do curso que atuaram no território. “O curso de cuidador familiar permitiu capacitar pessoas das comunidades para preencher uma lacuna existente. Os cuidadores proporcionaram também momentos de extrema alegria a essas pessoas, ofertando atenção integral e com isso podemos ver o impacto causado pelo curso na vida de centenas de pessoas que produziram cuidados e de outras centenas que foram cuidadas”, enfatizou.
Cuidadora – Para os alunos, o curso foi uma oportunidade de conhecer novas técnicas e atualizar conhecimento. “Gostei muito, foi uma aprendizagem muito boa. Tenho meu avô acamado e sempre gostei de trabalhar com idosos. No curso aprendi muita coisa que não sabia e acompanhei parte do processo de recuperação de um homem, que sofreu um acidente de moto, quebrou a bacia e ficou sem poder andar por cinco meses. Foi uma experiência nova e muito boa”, relatou a aluna Severina Ferreira da Silva, moradora do Jardim Cidade Universitária.
Demais Distritos – A conclusão das turmas dos outros Distritos Sanitários de João Pessoa já tem data marcada.
27/08/2015 – Distrito Sanitário II
28/08/2015 – Distrito Sanitário IV
01/09/2015 – Distrito Sanitário III
Distrito Sanitário I – data indefinida
O Curso – O projeto Cuidador Familiar surgiu de uma iniciativa da Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação (Odesc), uma entidade sem fins lucrativos. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas).
De acordo com os organizadores, o projeto foi elaborado considerando a situação de vulnerabilidade de alguns segmentos da população. Nessa faixa, apesar da necessidade da figura do cuidador, percebe-se a necessidade de orientação e sistematização da sua presença no seio da sociedade.
Seiscentas pessoas foram selecionadas para o curso de cuidadores e receberam uma bolsa no valor de R$ 200 mensais enquanto estiveram acompanhando as aulas. Eles atenderam pessoas com deficiências, crianças e idosos, entre outros que necessitam de cuidados especiais para realizar as atividades diárias.
Referência – O curso Cuidadores Familiares, projeto da Prefeitura de João Pessoa, chamou a atenção do Ministério da Saúde e deverá se transformar num modelo a ser implantado em outras cidades brasileiras. O projeto é pioneiro no país e consiste, basicamente, em qualificar pessoas que para cuidar de pacientes domiciliares que necessitam de cuidados especiais.
“A conclusão desta etapa é um ganho para todos aqueles que precisam de apoio para realizar as atividades diárias, uma vez que poderão contar com cuidadores capacitados. Dentro desse projeto, nós conseguimos identificar pessoas que realmente tem o perfil de acompanhamento e cuidado com aqueles que necessitam. E esse é o nosso objetivo: potencializar um olhar cuidador, um olhar sensível, para todos aqueles que estão acamados, restritos ao lar ou com algum tipo de dificuldade de locomoção”, destacou a diretora de Atenção à Saúde, Manuela Ribeiro.