Prefeitura cria 2,5 mil novas vagas em escolas de tempo integral para 2017

Por - em 2006

Luiz Carlos Lima

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Foto RafaelPassos-Secom/JP

O ano letivo de 2017 será iniciado com 2,5 mil novas vagas em tempo integral na Rede Municipal de Ensino. Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou mais uma unidade no bairro Colinas do Sul, a terceira neste ano. Até o final de 2016 outras duas serão concluídas pela PMJP – bairros de Mumbaba e Alto do Mateus. Nas cinco novas unidades as matrículas serão iniciadas no dia 3 de janeiro de 2017. Para o início do próximo do ano ainda está programada a inauguração de mais uma unidade para ensino integral, o que eleva para três mil vagas a oferta no ensino municipal.

A nova unidade que foi entregue pela PMJP nesta quarta-feira (28) trata-se da Escola Integral Lúcia Giovanna Duarte de Melo, espaço que vai aliar o ensino regular com atividades nos dois turnos. Com investimentos em torno de R$ 4 milhões e totalmente climatizada, a escola possui 11 salas de aula, uma sala de vídeo, biblioteca, auditório, laboratório de Informática, laboratório de Ciência, recreio coberto, ginásio poliesportivo e uma bateria de banheiros específicos para escolas de tempo integral, com chuveiros e vestiário.   A nova unidade abrigará alunos do Fundamental, cujas idades podem variar dos 6 aos 12 anos.

A secretária de Educação da PMJP, Edilma Ferreira da Costa, destaca que a população do Vale do Gramame – localidade do bairro Colinas do Sul – recebe uma escola de qualidade e com serviços humanizados. “Nossa rede oferece desde o berçário, acolhendo as crianças com uma estrutura adequada e um ensino qualificado. Com as crianças ocupadas em tempo integral em uma estrutura diferenciada também ajudamos às mães a continuarem no mercado de trabalho”, ressaltou.

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Foto RafaelPassos-Secom/JP

A diarista Rosicleide Nunes vai matricular o filho de 6 anos a partir de janeiro do próximo ano. “Meu filho está saindo da creche  e para mim será muito útil que ele continue no ensino integral e, desta vez, com a possibilidade de ser ainda mais perto de casa”, disse.

Novas unidades – O ano de 2016 marcou a ampliação de oferta de vagas no ensino em tempo integral. A PMJP concluiu a obra de três unidades: Escola Antônio Nominando, bairro do Grotão; Escola Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez, bairro Gramame e Escola Integral Lúcia Giovanna Duarte de Melo, bairro do Colinas do Sul.

Nos últimos dois meses do ano outras duas unidades, cujas obras estão em fase final, estarão à disposição da população. As próximas duas escolas em tempo integral estão no bairro do Alto do Mateus e Mumbaba. Atualmente, a Rede Municipal conta com quatro mil alunos em regime integral distribuídos em 16 unidades.

O número saltará para sete mil nos primeiros meses de 2017, totalizando 22 unidades de ensino em regime de tempo integral. Com a entrega da escola desta quarta-feira (28), a PMJP passa a contar com 98 unidades de ensino.