Prefeitura de João Pessoa desenvolve projetos para alfabetização na idade certa

Por - em 930

Katiana Ramos

As histórias nos livros infantis e cantigas de ciranda são os momentos das aulas que mais despertam a atenção da turma da professora Edjaneide da Silva Nunes, na Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Os alunos da educadora estão entre as 11.983 crianças, com idades de seis a oito anos, matriculadas na rede de ensino municipal e que recebem ações de programas voltados para a alfabetização. Neste dia 8, em que se celebra o Dia Internacional da Alfabetização, projetos para melhorar a didática dos professores e conseguir resultados satisfatórios das crianças das séries iniciais estão presentes nas 489 turmas de educação infantil da Capital.

As ações de incentivo à leitura e à escrita são voltadas para os estudantes matriculados do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental 1. O maior número de alunos está no terceiro ano, que soma 4.760 estudantes. Na sequência, estão as crianças do segundo ano (3.844) e do primeiro ano (3.379).

O principal projeto aplicado aos matriculados com idade de seis a oito anos é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto foi executado na rede municipal de ensino da Capital por professores e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A professora Edjaneide Nunes está entre os educadores da rede mais se destacou com a aplicação de projetos didáticos. “Sempre trabalhei com livros paradidáticos e textos da cultura popular, como cantigas, trava-língua. Para mim, através das histórias e das músicas é mais fácil os alunos compreenderem o sentido das palavras, a junção das letras. Acho que ler é abrir os olhos para o mundo”, revela a professora, que leciona há 22 anos na educação infantil.

“Através do Pnaic, nós conseguimos muitos resultados positivos com as crianças e os professores desenvolveram projetos didáticos que incentivaram a leitura e a escrita e fizeram com que as crianças não atrasassem o processo de alfabetização”, explica a coordenadora do Pnaic da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), Lucilene Santos.

Professores participam de projetos – No Dia Internacional da Alfabetização, é importante lembrar a participação dos professores neste processo. Nas escolas municipais da Capital são 476 educadores que participam de projetos e ações voltados para a melhoria da didática em sala de aula.

Além do Pnaic, os professores da rede municipal de ensino da Capital participam de outros projetos para a melhoria no processo de alfabetização dos alunos, sobretudo os matriculados nos três primeiros anos do Ensino Fundamental 1. “Desenvolvemos ações diferenciadas com os professores para fazer com que os alunos não desistam e, a principal tarefa desses educadores, é aprimorar as técnicas pedagógicas”, explica o diretor de gestão curricular da Sedec, Gilberto Cruz.

Para os professores que lecionam na educação infantil e no Ensino Fundamental 1, a Sedec desenvolve o projeto ‘Acelerando o saber’. Outra ação é a formação continuada para professores e gestores das escolas do município. Segundo Gilberto Cruz, o edital para a seleção da instituição de ensino superior que será responsável pela capacitação dos educadores sairá ainda este mês.

“Outro projeto que vamos começar, em outubro, é em parceria com a Telefônica e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Foram selecionados 1.580 profissionais da educação, entre professores e técnicos especialistas”, afirma Gilberto Cruz. Essa capacitação será de outubro a novembro e terá carga horária de 45 horas.